Publicado por: geama | 01/03/2011

Nos Passos de Eurípedes IV

Em 1889 surge em Sacramento o Colégio Miranda, instituição pioneira que trouxe para a cidade renomados professores e abrigou a elite docente das redondezas. Havia uma banda de música, na qual os próprios alunos tocavam sob a orientação do Maestro Simplício. O currículo no curso secundário constava de Língua Portuguesa, Matemática Teórica e Prática, Geografia, História do Brasil e Universal, Música e Religião.

Quando Eurípedes tinha 9 anos, seu pai lhe matriculou no Colégio Miranda. O menino já fazia as “primeiras letras”, que aprendera no curso intensivo da escola primária do Sr. Joaquim Vaz de Melo.

No Colégio Miranda, Eurípedes foi encaminhado a série avançada, equivalente ao ginásio. Tornou-se assistente dos professores, como monitor. Começava ali, com seu empenho, entusiasmo e dedicação, a trilhar o caminho pedagógico que o colocaria mais tarde em posição de destaque no magistério sacramentano.

Eurípedes era um ótimo colega e transmitia aos outros alunos as lições de Língua Portuguesa, Francês e Matemática, nas quais possuía singular discernimento e entusiasmo.

Em casa, Eurípedes assumiu a tarefa de educar seus irmãos. Desde menino já se entregava ao trabalho de iluminar Espíritos, encaminhando-os ao aprendizado.

Os mestres do Colégio Miranda tinham profundo respeito pelo menino Eurípedes, não fazendo questão de esconder sua preferência. Sempre confiaram a ele a honra de conduzir o Pavilhão Nacional nos festejos cívicos e o papel de orador oficial do colégio em todas as solenidades.

O Colégio Miranda permitiu que Eurípedes acumulasse grande bagagem de intelecto. Era fluente no Francês e no Latim e admirava a Língua Portuguesa de tal maneira que posteriormente se tornou um Mestre nesta disciplina, desenvolvendo um método próprio para ensiná-la. Nas Ciências Naturais ele acumulou conhecimentos que lhe permitiram, mais tarde, elaborar um planejamento pedagógico impressionante, pois Eurípedes comumente usou aulas-passseio para falar de todas as disciplinas ao mesmo tempo. Em analisando uma flor, tirava, o Mestre Sacramentano, informações para seus alunos no campo das línguas, da ciência, da matemática, da história e da geografia.

[escrito com base no livro EURÍPEDES: O HOMEM E A MISSÃO de Corina Novelino, ex-aluna de Eurípedes]

André Luís Corrêa
Equipe do Blog


Responses

  1. Muito bom !!!!

    Euripedes mostra que podemos ser muitas coisas assim como ele, ele só se especializou em pedagogia mas sabia de varias outras coisas!!!

  2. To me encantando cada vez mais com ele!!!!! ^^


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: