Teatro

NUNCA MAIS

Nossa peça de 2011 foi escrita para a COMEERJ, de tema “Ser cristão: uma questão de vivência”, e trata sobre a verdadeira caridade.

“Nunca mais” fala do verdadeiro despertar e sobre como continuamos a cometer os mesmos erros, chegando ao cúmulo de usar a religião para justificá-los.

Se quiser baixar o roteiro para trabalhar essa peça com o seu grupo, clique no link abaixo. Está em formato .pdf.

Roteiro da Peça NUNCA MAIS

linhahorizontal

SERES PÍRITAS

Essa peça foi escrita para a COMEERJ  de 2010. É uma comédia que traz como tema o que é verdadeiramente ser espírita.

O título da peça é um jogo que surgiu em uma das reuniões de roteiro com a expressão “ser espírita” e se refere ao fato de que quando começamos a trabalhar no bem, o mundo nos vê como seres de outro planeta, seres “píritas”.

Para saber mais sobre a peça e para ver o vídeo da nossa apresentação na COMEERJ, veja o post Seres Píritas

Se quiser baixar o roteiro para trabalhar essa peça com o seu grupo, clique no link abaixo. Está em formato .doc.

Roteiro da Peça SERES PÍRITAS

linhahorizontal

KURUN HATTIN

Quando começamos a elaborar o roteiro da peça da COMEERJ de 2009, surgiu a idéia de que a história se passasse dentro de um jogo, no estilo Jumanji. E assim nasceu Kurun Hattin.

Você deve estar se perguntando: e o que significa Kurun Hattin? Bom, o tema da peça é o Sermão da Montanha (Mateus V). Então, o que seria melhor do que ambientar a história na mesma montanha em que Jesus proferiu palavras tão consoladoras? O nome da montanha? Kurun Hattin!

Tudo começa com um grupo de jovens andando e conversando, quando de repente eles se deparam com uma porta no meio do nada! Alguns enxergam, outros não. No final, apenas três amigas decidem entrar e se aventurar no maior jogo de todos: a vida.

Andando pelas casas do tabuleiro, elas se deparam com rimas baseadas em diversas passagens do Sermão da Montanha que despertam lembranças sobre fatos de suas vidas, os quais elas enxergam agora com novos olhos. Assim, elas passam a conhecer a si mesmas e a reavaliar seus conceitos, chegando finalmente ao Início, onde elas poderão colocar tudo em prática.

Se quiser baixar o roteiro para trabalhar essa peça com o seu grupo, clique no link abaixo. Está em formato .doc.

Roteiro da Peça KURUN HATTIN

Kurun Hattin

linhahorizontal

O NATAL DOS SETE ANÕES

A apresentação de Natal de 2008 do GEAMA foi no estilo Disney. Na história, os sete anões recebem um aviso real dizendo que sua amiga Branca de Neve irá visitá-los no Natal.

A partir daí só dá confusão, pois cada um se preocupa com uma parte do Natal – presentes, comida, decoração – e acaba atrapalhando o outro. Somente Dunga lembra o verdadeiro sentido do Natal, que é o aniversário de Jesus. No final, eles percebem que o importante é a harmonia do grupo e o amor que eles sentem uns pelos outros.

Se quiser baixar o roteiro para trabalhar essa peça com o seu grupo, clique no link abaixo. Está em formato .doc.

Roteiro da Peça O NATAL DOS SETE ANÕES

O Natal dos Sete Anões

linhahorizontal

O BOM E O SAMARITANO

Essa peça foi escrita para a COMEERJ de 2008 e foi baseada na parábola do Bom Samaritano (Lucas X, 25-37). A peça tenta demonstrar o conflito interno de cada personagem – o Sacerdote, o Levita e o Samaritano – diante de uma pessoa caída à beira da estrada através de uma conversa interna entre nosso eu interior (ainda egoísta e orgulhoso) e nossa Consciência, nosso Deus interior (O Cristo que habita em nós).

Assim, existem para cada personagem duas figuras: sua persona, a máscara que nós usamos na sociedade, e seu indivíduo, nosso eu interior, que ainda está equivocado pois não ouve os apelos do Cristo. Cada personagem que se depara com o homem que sofre cria motivos para não ajudá-lo, abandonando-o à própria sorte. Somente o samaritano sente piedade dele e o ajuda.

Essa peça também foi apresentada diversas vezes, inclusive no II Congresso de Mocidades Espíritas, que aconteceu em 2008 no Instituto de Educação, na Tijuca.

Se quiser baixar o roteiro para trabalhar essa peça com o seu grupo, clique no link abaixo. Está em formato .doc.

Roteiro da Peça O BOM E O SAMARITANO

O Bom e o Samaritano

linhahorizontal

A VELA

A apresentação de Natal de 2007 foi uma peça baseada em uma história retirada de um livrinho infantil. Ela se desenvolve a partir de uma conversa entre um senhor e sua neta.

O senhor tinha o costume de acender toda noite uma vela e um dia sua neta perguntou o porquê desse hábito. Para responder, o senhor começa a contar uma história que aconteceu com ele quando ele era um jovem vendedor de sapatos.

Em uma de suas viagens, ele se perdeu em um bosque. Duas pessoas passam por ele, mas nenhuma o ajuda por estarem muito ocupadas se preocupando consigo mesmas. Quando ele já tinha perdido as esperanças, ele avista uma luz vindo de uma casa. Lá ele encontra uma senhora que lhe fornece comida e abrigo. Muito agradecido, ele pergunta como pode retribuir o favor. A senhora, já idosa, pede que ele cuide dos viajantes perdidos porque em breve ela não poderia mais.

No final, os atores dançaram uma coreografia para a música Vaga-lume.

Se quiser baixar o roteiro para trabalhar essa peça com o seu grupo, clique no link abaixo. Está em formato .doc.

Roteiro da Peça A VELA

A vela - CEMA Natal_2007.jpg08

linhahorizontal

CORAÇÃO DO MUNDO

Em 2007, o GEAMA (na época GETEB) foi convidado para apresentar uma esquete na Bienal do Livro, no stand da FEB (Federação Espírita Brasileira).

O texto é uma adaptação do primeiro capítulo do livro “Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho”, quando Jesus se encontra com Helil, espírito responsável pelas relações socias na Terra, para discutir a respeito dos conflitos em nosso planeta.

Junto à esquete, foi feito um vídeo com pinturas dos integrantes do grupo baseado nesse mesmo capítulo, que pode ser visto na área de vídeos do blog.

Se quiser baixar o roteiro para trabalhar essa esquete com o seu grupo, clique no link abaixo. Está em formato .doc.

Roteiro da Esquete CORAÇÃO DO MUNDO

Imagem 434575

linhahorizontal

ASSUMINDO A RESPONSABILIDADE

Essa esquete, baseada no personagem Mario da Nintendo, foi a segunda a ser apresentada no Encontro de Jovens do CEMA em 2007. Ela tem como objetivo levar os jovens a refletir sobre a mania que temos de colocar a culpa de nossos problemas nos outros.

No vídeo, conforme o Mario vai tropeçando e se dando mal, ele vai acusando seus obstáculos de “Responsável” pela sua dor. Quando o Mario pega a estrelinha, ele sai distribuindo etiquetas de “Responsável” pela platéia, mostrando uma atitude vazia e fugitiva.

No final, Mario acusa um jovem e ele decide mostrar que o verdadeiro responsável é o próprio Mario, que fica “morto” de vergonha por se deparar com a verdade.

linhahorizontal

CADA UM TEM SEU PAPEL

Essa esquete foi apresentada no Encontro de Jovens do CEMA em 2007. Ela foi a última apresentação de um grupo de 3 esquetes e o tema dela era a idéia de que cada um de nós está onde está porque fazemos parte de uma grande harmonia universal.

Quando entramos na vida sem comprometimento, sem vontade, perdidos, nós fazemos a roda se desequilibrar e isso acaba retornando a nós mesmos. Mas quando decidimos fazer a nossa parte, a obra segue em ritmo e alegria.

linhahorizontal

NATAL NA FLORESTA

Já ouviram falar no conto de natal em que um homem recebe a visita de três espíritos do natal? Esse conto é chamado “A Christmas Carol”,do romancista inglês Charles Dickens, e serviu de base para a criação da nossa peça de natal de 2006. Como não poderíamos deixar de lado nossas idéias, aproveitamos para fazer mais uma adaptação e inserimos o conto no ambiente do mundo animal. Tivemos efetivamente uma equipe de figurino que coordenou isso com preciosismo e elaborou figurinos simples, mas muito bem feitos. Também não podemos esquecer da maquiagem, que, nessa peça, foi pela primeira vez feita de forma tão rica.

A peça narra o problema de um Leão que deseja construir uma estrada pelo meio da floresta, mas a toca dos coelhos está no meio do caminho. Ele manda então seu funcionário, o Toupeira, para expulsá-los de lá na noite de Natal. O Leão orgulhoso recebe, então, a visita do Jacaré, da Raposa e do Abutre, que são os Espíritos do Natal Passado, Presente e Futuro, respectivamente. O final da história todos já conhecem, nem precisa dizer…

Se quiser baixar o roteiro para trabalhar essa peça com o seu grupo, clique no link abaixo. Está em formato .doc.

Roteiro da Peça NATAL NA FLORESTA

Natal na Floresta

linhahorizontal

PÁTRIA AMADA

Voltamos da COMEERJ exaustos, sem energia, pois havíamos usado nossas férias de dezembro e janeiro para nos dedicar à peça Alice no Mundo da Fé. Mas tão logo entramos em Maio de 2006, já estávamos novamente com a energia total e prontos para prepararmos a peça do Encontro de Jovens do CEMA. Não tínhamos um tema na cabeça, mas parece que os Espíritos nos encaminharam de tal forma que o tema surgiu rapidinho: nosso querido Brasil! 🙂

O processo de estruturação do tema foi muito bacana, pois os membros do GEAMA buscaram abolir de seus corações todas as críticas azedas que ouvimos sobre o Brasil e a falta de esperança e trataram de colocar no lugar disso muito amor, fé e coragem.

A peça tinha como enredo um grupo de Espíritos que estavam sendo convidados a reencarnar no Brasil, mas o que eles viam aqui não era lá muito bom. Um deles quase convence o grupo a voltar para suas nações, mas o amor dos mentores e a mensagem do Cristo os tocam de tal forma que eles tomam a coragem necessária para a nova vida. Essa peça ficou bem marcada pela coreografia que fizemos com a música Butterfly, de Rajaton, e por termos finalizado a peça com uma mensagem de Bezerra de Menezes falando sobre a importância do jovem e do idoso no futuro desta nação.

Ao final da apresentação, cantamos a música Brasil, Terra da Esperança, de Haroldo Mendonça.

Brasil, Terra da Esperança

Curiosidade: apresentamos umas 5 vezes essa peça em diversos lugares, mas na COMEERJ de 2007 havia realmente Espíritos que estavam vindo de algumas nações da Europa e de todo o Oriente para reencarnar no Brasil e foram muito amparados pela Espiritualidade.

Se quiser baixar o roteiro para trabalhar essa peça com o seu grupo, clique no link abaixo. Está em formato .doc.

Roteiro da Peça PÁTRIA AMADA

Pátria Amada

linhahorizontal

ALICE NO MUNDO DA FÉ

Entramos em 2006. O ano já começou muito bem. O GEAMA foi convidado para apresentar uma peça na COMEERJ e o tema era FÉ. Foi aquela felicidade e iniciamos os trabalhos de estudo e roteiro em dezembro de 2005. Reuniões de 4h horas com a equipe de roteiro, estudando com profundidade o tema e pensando em como fazer uma peça realmente interessante. Foi neste momento que surgiu o que poderíamos chamar de “estilo” de teatro do GEAMA: o Nada Dado. Não queríamos deixar  a mensagem clara e óbvia e, para isso, revestimos o ensinamento do Evangelho Segundo o Espiritismo com uma fabulosa história em um mundo da imaginação. Nada mais fantasioso, e por que não dizer louco, do que o conto Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol. Usando o universo mágico deste conto, nasceu Alice no Mundo da Fé.

A peça apresentava Alice, uma menininha que não tinha fé e, portanto, atravessa os três obstáculos do homem que não tem fé: orgulho, medo de mudar e descaso. Ela conhece seres e criaturas do mundo da sua imaginação e ao final, nada mais claro: o verdadeiro “conhecer a Verdade”. A mensagem do amor.

Até hoje nos arrependemos de não termos filmado essa apresentação, pois ficou realmente lindo. Mas já temos planos de reapresentá-la um dia.

Se quiser baixar o roteiro para trabalhar essa peça com o seu grupo, clique no link abaixo. Está em formato .doc.

Roteiro da Peça ALICE NO MUNDO DA FÉ

Alice no Mundo da Fé

linhahorizontal

PRA COMEÇAR

A Direção do CEMA amou a apresentação que fizemos dessa música e decidiu que nós deveríamos apresentá-la aos adultos, em um Encontro que haveria no CEMA. Como nenhum de nós nunca deixou de ser criança, o aconteceu é que os adultos também pediram bis 🙂 :)! É mole?!

Foi muito divertido e nós acabamos levando essa dancinha para a COMEERJ de 2006, onde também foi um sucesso!

Pra Começar – Momento Espírita para Crianças II

Pra Começar

linhahorizontal

A FLOR DA HONESTIDADE

Ter feito os cenários do Natal de 2004 nos deu força e coragem para investir em uma nova empreitada com cenografia e figurino espetaculares. Podemos dizer que A FLOR DA HONESTIDADE foi uma aventura arriscada, mas o apoio dos membros do grupo e dos pais e mães foi tão intenso que o resultado superou muito as nossas espectativas.

O roteiro da peça foi baseado em um dos contos do CD Momento Espírita para Crianças II. Nós achamos a mensagem muito pertinente e decidimos presentear os jovens e crianças na festa de Dia das Crianças da Evangelização do CEMA.

A história se passa na China antiga, onde um príncipe queria se casar e, para fazer isso, lançou um desafio para todas as mulheres do Reino. Foi muito divertido!

Ao final da peça, nós apresentamos uma coreografia para a música PRA COMEÇAR, do mesmo CD. As crianças adoraram e pediram bis. A Diretoria do CEMA também gostou e pediu que repetíssemos a música em outro dia, mas dessa vez só para os adultos! 🙂

Se quiser baixar o roteiro para trabalhar essa peça com o seu grupo, clique no link abaixo. Está em formato .doc.

Roteiro da Peça A FLOR DA HONESTIDADE

A Flor da Honestidade

linhahorizontal

A NOVA GERAÇÃO

Esse povo do GEAMA não é mole, não. Com apenas um ano de trabalho concluído eles tiveram a idéia mirabolante de fazer um musical. Uma peça repleta de música e com coreografias simples (algumas até no nível de Hollywood) e o tema: a Juventude. Corremos atrás de montar uma cenário único, mas muito bem detalhado, e figurinos de época (obrigado Brechic!). Selecionamos as músicas, criamos a coreografia, enfim, foi muito trabalho. Como sempre, o resultado foram as lágrimas do público e o agradecimento aos Amigos Espirituais pelo esforço em nos auxiliar mais uma vez nessa empreitada audaciosa.

A peça se passa em uma estação de trem na Espiritualidade e um Espírito desiste de pegar o trem para o Mundo de Regenaração, reencarnação após reencarnação. Sempre que o funcionário do trem convida-o a se melhorar, ele arranja um motivo para não entrar no trem. A história foi recheada de músicas espíritas e não-religiosas e a peça foi apresentada no Encontro de Jovens do CEMA em 2005. Ao final, cantamos a música A Nova Geração, de Carlos Augusto Stelet. Foi um grande sucesso.

A Nova Geração

Se quiser baixar o roteiro para trabalhar essa peça com o seu grupo, clique no link abaixo. Está em formato .doc.

Roteiro da Peça A NOVA GERAÇÃO

A Nova Geração

linhahorizontal

UMA HISTÓRIA DE NATAL

O roteiro dessa peça foi infinitamente mais tranquilo de ser feito do que os cenários. Eram cerca de 4 ou 5 cenários enormes com 4 metros de largura por 2 de altura, feitos em TNT e papel glacê colorido. Havia um narrador nessa peça, o Beija-Flor, e ele falava sempre através de rimas. Por fim havia neve caindo do teto e tudo ficou encantador. As crianças adoraram e nós trabalhamos com vontade. Essa peça foi apresentada na Festa de Natal da Evangelização do CEMA, em 2004.

A peça trata da caridade, de ajudar “aquele mais pequenino dentre vós”, fazendo uma verdadeira alusão ao ensinamento de Jesus que diz que “é a mim mesmo que o fizeste”.

Ao final da apresentação, nós cantamos a música Beija-Flor, de Gutemberg Pascoal

Beija-Flor

Se quiser baixar o roteiro para trabalhar essa peça com o seu grupo, clique no link abaixo. Está em formato .doc.

Roteiro da Peça UMA HISTÓRIA DE NATAL

Uma História de Natal

linhahorizontal

O MUNDO SEM JUCA

Nosso xodó! Esse foi o primeiro roteiro a ser escrito e nossa segunda peça apresentada. Fizemos essa peça para comemorar o Dia das Crianças no CEMA. O grupo já contava com um maior número de integrantes e foi muito divertido.

A peça narra a história de Juca, um menino que achava que sua vida não tinha valor e que se ele não existisse, não faria falta nenhuma no mundo. Quando esse sonho se realiza, ele percebe que seus amigos, sua irmã e sua mãe precisam muito dele. É um grande ensinamento sobre a importância de cada um de nós neste Universo e a certeza de que Deus nunca desampara nenhum de seus filhos.

Ao final da peça, cantamos a música Cabeça, da Marielza Tiscate.

Cabeça

Se quiser baixar o roteiro para trabalhar essa peça com o seu grupo, clique no link abaixo. Está em formato .doc.

Roteiro da Peça O MUNDO SEM JUCA

O Mundo sem Juca

linhahorizontal

ARTISTAS NO ALÉM

Essa peça foi apresentada em Junho de 2004, no Encontro de Jovens do CEMA. Foi a primeira peça apresentada pelo grupo, quando este ainda se chamava GETEB (Grupo Espírita de Teatro Eurípedes Barsanulfo).

Esta peça trata do encontro de artistas no plano espiritual, conversando sobre o processo que cada um deles viveu quando encarnados e deixando alguma mensagem para a platéia. A peça termina com Raul Seixas dizendo que vale a pena tentar outra vez.

Se quiser baixar o roteiro para trabalhar essa peça com o seu grupo, clique no link abaixo. Está em formato .doc.

Roteiro da Peça ARTISTAS NO ALÉM

Artistas no AlémDa esquerda para a direita: (em pé) Leonardo da Vinci, Gene Kelly, Michelângelo, Villa Lobos, Gonzaguinha, Marylin Monroe, Charles Chaplin,, Tarsila do Amaral e Raul Seixas – (sentados) Victor Hugo, Soderini, Renato Russo e Beethoven.

Cartaz do Encontro de Jovens do CEMA 2004

Responses

  1. […] Começamos o ano de 2011 já com um trabalho em andamento: a peça Nunca Mais, que foi apresentada na COMEERJ. Foram três meses de roteiro, dois meses de ensaios, alguns intensivos, reuniões extras de cenário e muita alegria, resultando em um mundo mágico com temática circense (para saber mais sobre a peça, clique aqui). […]

  2. […] Teatro […]


%d blogueiros gostam disto: