Depoimentos

Esta área do Blog está reservada para os depoimentos sobre o trabalho realizado através do GEAMA. Caso você deseje mandar seu depoimento, escreva para a gente e nós iremos adicioná-lo aqui com muito carinho.

linhahorizontal

Gabriel Zanatta (amigo de integrantes do GEAMA, colaborador do Blog)

GEAMA

Grupo de abnegados amigos do amor
Espíritos reencarnados de propósitos renovador
Amantes do saber e da alegria
Militantes da luz e da paz
Adorando em verdade e Espírito o Pai

Ganhando votos de esperança dos vitimados da dor
Expandindo a alegria em forma de arte e calor
Andando sempre sobre os Olhos Augustos do Criador
Mesmo que as dificuldades a porta batam como eterno teste
Amaremos sempre a Arte, o Saber, a Doutrina do Mestre

linhahorizontal

Sonia Regina (evangelizadora, coordenadora de Juventude, mãe de dois membros do GEAMA)

Sou uma das maiores testemunhas do enorme benefício que o GEAMA trouxe e continua trazendo ao jovem, que frequenta as palestras públicas, os encontros de Educação Espírita, e o espaço de teatro e música do GEAMA.  É impressionante ver como a arte uniu o grupo, ao mesmo tempo que fez com que cada um deles se sentisse valorizado e muito amado. É um grupo muito amadurecido, onde cada um reconhece que deve cumprir com suas responsabilidades para o sucesso de todos. E quem chega logo se sente motivado a participar. Realmente é maravilhoso, e tenho o testemunho positivo de alguns pais de jovens participantes do GEAMA.

Bjs, Sonia

linhahorizontal

Carmen (evangelizadora, mãe de um membro do GEAMA)

Queridos amigos do GEAMA,
eu sou evangelizadora, ou melhor, educadora de espíritos como vcs sabem e não imagino a escola de espíritos sem arte. Através da arte fica muito mais fácil sensibilizar o jovem. Eu tenho dado a maior força para que os jovens participem desse grupo de artes que eu acho maravilhoso. Tenho em casa um exemplo, o meu filho, o teatro ajuda a aumentar cada vez mais a sua auto estima, seu sentido de responsabilidade, sua autoconfiança, tudo de bom. Desde que ele entrou no teatro que sempre lembra de ler o evangelho, nunca esquece dele em casa quando vai para o teatro e passou a participar com muito mais entusiasmo do culto no lar.  Gente, esse grupo é tudo de bom, se alguma coisa tem de ser feita, que seja feita sim, mas com o intuito de apoiar, ajudar e estimular esse grupo de luz que acolhe nossos jovens com tanto carinho e sem duvida alguma muitos já desencartados se maravilham tambem participando desse grupo.  Contem comigo para tudo que precisarem, vamos criar espaço para os nossos jovens. Logo agora que está melhor que nunca gente, nós estamos com o CEMA cheio de jovens maravilhosos que estão participando muito das atividades, na COMEERJ, só de sabado de manhã foram 19 ou 20 alunos, no ultimo encontro de jovens julgo que eram perto de 100, isso é muito bom, é um sinal de que eles estão cada vez mais entrosados, alguns desses alunos já participam do teatro e meus queridos(as), este ano, eu quero que muitos mais participem do teatro, muitos mais participem do encontro de jovens e muitos mais vão na COMEERJ, afinal quem não sabe, se semearmos no jovem de hoje, colheremos no adulto de amanhã!?

Beijos,
Carmen

linhahorizontal

Adams Auni (evangelizador)

Ola Pessoal do GEAMA, no meu ponto de vista o fluxo deveria ser o inverso, Isto é a Direçao dar o Máximo de apoio e vir ao encontro às necessidades do Grupo de Artes visando exatamente as múltiplas possibilidades de contato dentro da atividade. Basta olhar o tempo que existe o GEAMA e os resultados. Podem considerar esse como sendo o meu testemunho e apelo a direção do CEMA que sempre foi de idéias a atitudes de vanguarda em estar cada vez mais próxima a necessidades do GEAMA e se possível ampliar as oportunidades de apresentações das peças pois dessa forma alcançara muito mais “espíritos”que se sensibilizam diante das expressões e emoções. Outrosim, a exemplo de outros centros, nos vários encontros da casa sempre abrem com uma sensibilização dentro do tema com o teatro essa visão pode ser muito bem aplicada ao CEMA. Podem contar comigo para todos os testemunhos que necessitarem.

Abraços

Adams

linhahorizontal

Cristiane Oliveira (evangelizadora)

Bem, a arte por si só é algo muito importante, sensibiliza, emociona, leva a  reflexão, ou seja toca a alma.

E o GEAMA manifesta a arte com muita sensibilidade, seriedade, humor,  espírito de grupo e companherismo entre os integrantes. Lembro do nosso  Encontro de Jovens do ano passado, da SCHUTZ, uma encenação maravilhosa e  por trás dali tanto ensinamento. Então a arte dentro do Centro espirita tem  esse papael maravilhoso de despertar a reflexão, de passar os ensinamentos  da doutrina, de uma maneira diferente das palestras ou cursos, mas que toca  alma da mesma forma.

Beijos e boa sorte ao Grupo.
Cris

linhahorizontal

Eduardo Pereira (evangelizador, membro do GEAMA e pai de dois membros do GEAMA)

eu sou suspeito para falar do GEAMA.

Bem, vamos analisar pelo lado racional e crítico: Eu, me considero um  artista amador de fim-de-semana, e nem por isso sou menos crítico para as coisas da arte. O trabalho realizado por esta galerinha é impressionante,  não só pelo caráter artístico-criativo, mas pela pureza doutrinária e de  sentimentos puros incutidos nos trabalhos. Todos trabalham em prol da equipe  e da mensagem do cristo, mesmo quando não trabalham para algum evento, todos  estão trabalhando e estudando. São mentes brilhantes trabalhando na  divulgação dos ensinamentos do Cristo.

Bem, agora vamos falar pelo lado emocional, e nem por isso menos crítico: o  GEAMA, já há muito tempo, deixou de ser um Grupo de pessoas, mas a meu ver é uma Comunidade. Além das pessoas que estão trabalhando nas atividades, existe um batalhão de pessoas em volta do grupo embuídas do mesmo  sentimento. São pais e mães, que veêm seus filhos carinhosamente acolhidos  por todos, são amigos que orbitam em volta grupo na percepção da excelente  vibração que emana de todos, namorados, namoradas e por vezes as pessoas que  vem assistir as apresentações do GEAMA e as palestras da Casa Espírita.  Tenho certeza que a espiritualidade que dirige a casa vela por todos dentro e fora do grupo, que ilumina e cria a ambiência necessária para que os  trabalhos aconteçam.

Existem dois trabalhos que eu tive a feliciadade de presenciar a elaboração  e execução, e que para mim são marcos da maturidade alcançada pelo grupo: a dança e o vídeo ” Coração do Mundo”, apresentados no stand da FEB na Bienal do Livro de 2007 e a peça “O Bom e o Samaritano”, que foi apresentada no Encontro de Jovens do CEMA, na COMEERJ e no Congresso de Mocidades Espíritas do Estado do Rio de Janeiro. Estes trabalhos, na minha modéstia opinião,  são fantásticos pela expressão artística e pela pureza doutrinária.

Abçs

Eduardo

linhahorizontal

Eurídice Pessoa (evangelizadora e mãe de um membro do GEAMA)

Vou escrever melhor amanhã, pois estou ocupada com um texto que preciso terminar. Mas estou plenamente de acordo com o AUNI, basta olhar o que o GETB já fez. Conte sempre comigo, León Dennis no livro espiritismo e arte, pode nos dar muitos subsídios para que a arte possa ser compreendida e levada a sério no apoio a vários movimentos em prol do bem. A arte atinge os nossos mais puros sentimentos, redime nossas  omissões diante do belo e do nosso próximo. O Teatro, a música, a poesia são valioso instrumento para atingirmos qualquer objetivo junto aos jovens de todas as idades. Adoro o trabalho de vocês, vibro com ele. Usamos muito a prática das dramatizações nas aulas de evangelização e a resposta é sempre muito produtiva por parte dos educandos.

Hoje, tive outra emoção especial: Estou dando aula para a turma azul aos sábados. Tivemos hoje a aula inaugural de evangelização, o tema era falar sobre o CEMA, as atividades da casa e seus objetivos. A atividade proposta foi esta: pedimos que os alunos  mencionassem os trabalhos da casa que conheciam, citaram quase todos e dentre eles o  GEAMA (chore meu amigo, eu engoli a emoçao…). Dividimos a turma em quatro grupos (sete jovens por grupo). E dentre todos os trabalhos que foram escritos no quadro, os grupos escolheram aquele que queriam apresentar em forma de dramatização. Um dos grupos escolheu o GEAMA, queria ter filmado, foi lindo, eles representaram vocês ensaiando uma peça de teatro que eles inventaram, foi bárbaro, eles sonham em fazer parte do GEAMA, e agora????? Se vocês por acaso não tiverem onde ensaiar, podem vir para minha casa, o GEAMA não vai acabar,  posso costurar de novo, e fazer cachorro quente pra galera.

Esta semana fiz uma música infantil ela diz:
Quero ser mico de circo
Malabares com pó de mico
picadeiro que reluz.
Quero perder de vez este jogo
E engolir qualquer fogo
Se não cantar uma música
Todinha só pra Jesus.

Muita luz e muita poesia.
beijos ao GEAMA.

linhahorizontal

Rosana Sforça (evangelizadora, membro do GEAMA e mãe de dois futuros membros do GEAMA)

Eu sempre acompanhei o GEAMA desde quando ele nasceu, aliás ele tem a idade do Gui (meu filho), os dois nasceram praticamente juntos. E assim como o Guilherme, o grupo cresceu muito… Cresceu e se multiplicou. A cada trabalho que vocês fazem eu me surpreendo mais e mais. Este grupo supera todas as minhas expectativas. O pessoal leva o trabalho super a sério. O comprometimento, o carinho e o amor que cada um tem com este trabalho é emocionante. Além de toda a parte artística, há também o lado de estudo (onde tudo começou). Lembro da primeira peça, a pesquisa que todos fizeram sobre cada personagem, os seminários, ensaios. Tudo levou a um resultado perfeito. Gostaria também de parabenizá-los pelo trabalho de caridade que estão realizando. Tudo isso faz de vocês um grupo completo, integrado ao CEMA. Parabéns também pela última apresentação na COMEERJ. Vocês são 10. Isto sem falar dos eventos maravilhosos que vocês organizam. Só tenho a desejar vida longa ao GEAMA e espero que um dia o Guigui possa fazer parte deste grupo que nasceu junto com ele. Aí então eu vou babar. Que Jesus e Maria Angélica estejam sempre com vocês.

Beijo no coração,
Rosana

linhahorizontal

Carol Barra (evangelizadora, membro do GEAMA)

Eu frequento o CEMA desde 2005 e sempre fui muito interessada nas aulas de evangelização, mas nem todos os jovens tinham esse mesmo interesse. É comum, infelizmente, encontrarmos pessoas que estão nas aulas apenas por obrigação ou qualquer outro motivo que não o estudo. Depois de uns anos na casa fui apresentada a um grupo de artes, o GEAMA. Vencendo minha timidez, em julho de 2008 comecei a frequentar o grupo. Não demorou nem um pouco para que eu percebesse que ali se encontravam jovens interessados e compromissados. Todos sempre foram muito receptivos e eu me sentia muito bem com jovens espíritas, trabalhando no bem. Poucos meses depois eu já estava me juntando a equipe de roteiro e participei também como uma das personagens principais da peça Kurun Hattin.

Não sei se consigo explicar exatamente a importância do GEAMA na minha vida, mas posso dizer que ali encontrei uma família e um trabalho essencial para a minha formação como pessoa. A evangelização é sim muito importante para o jovem, mas o estudo não é suficiente, afinal, precisamos botá-lo em prática, e  é aí que o grupo de artes entra. O GEAMA é a oportunidade que temos de trabalhar com arte para passar tudo aquilo que aprendemos na evangelização ou nos cursos. Nós vemos muitos jovens sem trabalhar na casa, muitas vezes não conseguem se adaptar, e o GEAMA ajuda os jovens a terem trabalho e a terem vontade e amor por trabalhar. Fazemos coisas que gostamos esperando passar mensagens positivas que ajudem cada um no seu caminho para Deus.

Eu já fazia parte de outros trabalhos quando entrei para o GEAMA, mas posso dizer que meu jeito de agir e de pensar no assunto mudou. Posso dizer que o grupo me ensinou a trabalhar com muito compromisso e com muito amor. É engraçado dizer, mas por mais que eu tenha falado que frequento o Centro Espírita desde 2005 e mesmo adorando a doutrina desde então, acho que só posso dizer que sou espirita desde que entrei para o GEAMA, pois foi lá que eu achei a parte de mim que quer mudar, que quer fazer o bem acima de tudo. Foi lá que eu tive abraços amigos e empurrões necessarios.

No aniversário de cinco anos do GEAMA, recebemos uma mensagem de Eurípedes Barsanulfo, mentor do nosso trabalho, que dizia: “A vida é perene para quem faz dela uma Arte. A Espiritualidade se rejubila por tanta dedicação e fraternidade!”. É lindo podermos ver que estamos no caminho certo e que o trabalho que nos dedicamos a fazer está crescendo, está dando resultado.

Eu sempre falo que a melhor coisa que eu fiz na minha vida foi ter entrado para o GEAMA, e digo isso porque espero ansiosa por todo sabado, porque encontrei pessoas que tem o mesmo amor pela doutrina que eu, porque encontrei um trabalho lindo, porque encontrei amigos, porque encontrei uma família! E eu sei que eu nunca vou perder isso.

Responses

  1. Olá,
    Sou de Florianópolis, Regente do Coral Vozes da SEOVE (Sociedade Espírita Obreiros da Vida Eterna. Adorei a música PRA SER FELIZ. Gostaria de saber se vocês possuem a partitura no ENCORE e se poderiam fazer a gentileza enviar para meu e-mail.
    Abraço a todos.

  2. Queridos amigos do GEAMA,

    Fico imensamente feliz ao ver o projeto de vocês indo de vento em popa.
    Parabéns! Pelo empenho, pelo esforço e pela garra! Mais que isso! Pela união, amizade, fraternidade e amor que há no grupo.
    Que Deus os abençoe sempre, e que Jesus seja o eterno farol deste trabalho lindo.
    Seja sempre “S’ Eurípedes (como D. Amália, secretária de Eurípedes Barsanulfo, o chamava) o grande patrono que os direciona ao trabalho e ao amor a Jesus.
    E que a Irmã Maria Angélica os tenha sempre em seu aconchegante colinho, lembrando-lhes, a cada instante, que são “filhos amados do coração”.
    Com amor, da amiga, Sonia Regina.

  3. Amei conhecer um pouquinho mais sobre o Geama, tive a oportunidade de conhecer dois maravilhosos integrantes: Marcela e André Luís, que me ensinaram a amar este grupo sem mesmo conhecer de perto. Fiquei encantada com tudo e em breve gostaria muito de vos fazer uma visita.
    Um Grande abraço para todos. E muita luz!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: