Publicado por: geama | 19/05/2012

Música na Arte Espírita – Canto e Canto Coral

Quem nunca cantou no chuveiro, no carro ou soltou a voz no karaokê? Cantar faz parte de nossas vidas desde a infância, quando aprendemos nossas primeiras cantigas de roda. Mas vocês sabiam que, além de divertido, cantar possui benefícios físicos e sociais?

Cantar é uma atividade que exige controle e uso total da respiração, proporcionando relaxamento e energização.  “O canto desenvolve a respiração, aumenta a proporção de oxigênio que rega o cérebro e, portanto, modifica a consciência do emissor”. (Fonte: GREGORI, Maria Lúcia P. Música e Yoga Transformando sua Vida. Rio de Janeiro: DP&A, 1997) Através de exercícios vocais, é possível ainda diminuir ou até mesmo abandonar o uso do fumo e do álcool!

Além disso, cantar também pode ser uma excelente ferramenta de aprendizado. Nós memorizamos letras com grande facilidade, e isso pode ser usado na hora de decorar uma fórmula de física ou as capitais do Brasil na aula de geografia. O canto também pode ser usado na expressão de emoções, como válvula de escape. “Tanto no ensino das matérias quanto nos recreios, cantar pode ser um veículo de compreensão, memorização ou expressão das emoções. Além disso, o canto também pode ser utilizado como instrumento para pessoas aprenderem a lidar com a agressividade.” (Fonte: Chiarelli, Lígia Karina Meneghetti. A importância da musicalização na  educação infantil e no ensino fundamental: A música como meio de desenvolver a inteligência e a integração do ser)

Se cantar sozinho faz bem, imagina em grupo! O canto coral, além dos benefícios destacados acima, permite a integração entre os participantes e o aprendizado de trabalho em equipe. Em corais, não existem destaques individuais e, sim, vozes que se complementam. Todo o trabalho é feito em conjunto. Também é um bom exercício de dedicação, compromisso e disciplina, pois quando alguns começam a faltar ensaios, a harmonia da conjunto é prejudicada. Atualmente, empresas públicas e privadas têm considerado esses e outros pontos positivos do canto coral, incentivando a formação de grandes grupos.

“A necessidade social do homem de ser aceito por uma organização e de pertencer a um determinado grupo para o qual contribua com seu tempo e talento é amplamente satisfeita pela participação num grupo coral. Além disso, este grupo lhe dará grande satisfação e prazer em suas realizações artísticas, beneficentes, religiosas e desenvolverá nele orgulho sadio, por estar sua pessoa relacionada a um excelente grupo.” (Fonte: Chiarelli, Lígia Karina Meneghetti. A importância da musicalização na  educação infantil e no ensino fundamental: A música como meio de desenvolver a inteligência e a integração do ser)

Para grupos espíritas, o canto coral promove um maior envolvimento entre os participantes, além de elevar a vibração do ambiente. E o material é vasto! Existem diversas músicas de artistas espíritas com lindíssimos arranjos para coral.

Ficou com vontade de cantar? Procure na sua empresa, faculdade, escola, igreja ou centro espírita um grupo de canto coral ou comece você mesmo um com alguns amigos! A internet possui diversas partituras para coral e o Blog do GEAMA também. Depois é só soltar a voz e se divertir!

Equipe do Blog


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: