Publicado por: geama | 20/03/2012

COMEERJ – Atividades III

Chegamos à terceira atividade da COMEERJ, entitulada “Canteiro de Obras”.

Na manhã de Domingo, logo após o café da manhã, fomos encaminhados para o pátio enquanto ouvíamos a música “Planeta Sonho”. Ao sairmos do refeitório, podíamos observar que o pátio, a quadra e o gramado haviam se transformado em um grande canteiro de obras. Havia placas como “Desculpe-nos o transtorno, estamos em obras!” e “Homens e mulheres trabalhando! Há vagas!”.

Fomos todos encaminhados ao setor de RH. Ao chegarmos, fomos informados de que estávamos concorrendo a uma vaga. Postura, comportamento, CHA (Competências, Habilidades e Atitudes) seriam avaliados o tempo todo, como em uma entrevista de emprego.

Foram distribuídos, para cada um, currículos de cores diferentes que deveriam conter dados como nome, idade e um desenho do rosto de cada um (representando nossa foto no currículo).  Tendo preenchido os dados, respondemos a 5 perguntas. Eram elas:

– Em que área você investe maior esforço e estudo?
– Quais são as suas perspectivas de futuro?
– O que você deseja para o restante de sua vida?
– O que você deseja para o mundo em que vive?
– De que maneira pretende colaborar para isso?

Após refletirmos e respondermos às perguntas, fomos divididos em grupos, de acordo com as cores dos currículos. Fomos devidamente vestidos para trabalharmos em uma obra, com faixas como as utilizadas por guardas de trânsito, por exemplo. Cada grupo recebeu um texto e tivemos um tempo para refletirmos sobre eles e discutirmos ideias.

Grupo de entrevistados

Um dos textos foi retirado do capítulo 5 do livro “Transição Planetária”, pelo espírito Manoel Philomeno de Miranda. O capítulo fala sobre o tsunami ocorrido na Indonésia há alguns anos, que causou muita destruição e morte. O texto fala justamente sobre as equipes de espíritos benfeitores que se reuniram para socorrer as vítimas recém-desencarnadas. Então, foram feitas perguntas como “O que poderíamos fazer para ajudá-los?”, “Como lidar com essa situação?”, “Como ajudar as vítimas abatidas por espíritos inferiores?”.Surgiram respostas como “As trevas são combatidas com luz”, “Nunca estamos desamparados”, entre outras.

Isso tudo nos lembra do capítulo XXV (Buscai e Achareis) do Evangelho segundo o Espiritismo, que diz “Pedi a luz que vos clareie o caminho e ela vos será dada; pedi forças para resistirdes ao mal e as tereis; pedi a assistência dos bons Espíritos e eles virão acompanhar-vos…” e “…batei à nossa porta e ela se vos abrirá; mas, pedi sinceramente, com fé, confiança e fervor…”. Essa era uma das tarefas: socorrer. Uma das conclusões a que chegamos é de que a ajuda vem, mas é preciso, antes de tudo, que haja vontade de nossa parte.

Até os pequenos companheiros participaram da atividade!

Ao terminarmos, fomos todos encaminhados para a quadra, onde cada grupo ficou responsável por apresentar aos demais aquilo que foi discutido, a que conclusões chegamos, qual a tarefa que nos coube na obra e o que sentimos ao conhecermos mais sobre ela.

Foi um momento de troca de conhecimentos e esclarecimento de questões que nos rondam diariamente. Ajudou a nos lembrar que não basta simplesmente cruzarmos os braços e aguardarmos a mudança. A vida é o nosso canteiro de obras, é preciso que trabalhemos! O que nos diz de vestir os equipamentos de segurança e fazer parte dessa grande obra?

Renata Monteiro
Integrante do GEAMA


Responses

  1. Valeu Junior. A atividade foi show..de…bola mesmo !!

  2. Muito bom, interessante!!! Aproveitarei a dinâmica!! Excelente texto!

    • Obrigado Helen !
      Aproveite, a atividade foi muito boa.
      GEAMA

  3. Atividades 10!! Primeira vez na COMEERJ e já se pôs a declarações muito show..de…bola!! rs Parabens aos organizadores!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: