Publicado por: geama | 14/02/2012

COMEERJ 2012 – Os polos

Olá, visitantes do Blog do GEAMA! Prontos para mais uma COMEERJ? Nós do GEAMA estamos prontos e super animados! E para animar vocês também, a Equipe do Blog decidiu fazer alguns posts falando um pouquinho sobre o que acontece nos 4 dias de COMEERJ e trazer algumas informações relacionadas ao encontro.

A COMEERJ, para quem não sabe, é a Confraternização das Mocidades Espíritas do Estado do Rio de Janeiro. É um encontro que acontece no carnaval, com duração de 4 dias, durante os quais há muito estudo, confraternização e arte! Para saber a história do evento, acesse www.ceerj.org.br/comeerj.

A COMEERJ acontece em todo o Estado do Rio, distribuída em 19 polos. E cada polo recebe o nome de uma das cidades ligadas ao início da história cristã: Nazaré, Belém, Cafarnaum, Emaús, Betsaida, Betânia, Jericó, Jerusalém, Tarso, Caná da Galiléia, Efraim, Cesaréia, Samaria, Damasco, Jope, Cananéia, Magdala, Éfeso e Galiléia.

Mas será que conhecemos a história de todas essas cidades? Abaixo, damos algumas informações, mas se cada confraternista ou trabalhador pesquisar e estudar um pouco mais sobre o local que nomeia seu polo e postar nos comentários, todo mundo aprende!

Nazaré
De acordo com o Novo Testamento, era a terra natal de José e Maria e o local onde Jesus passou parte de sua vida, desde quando voltou do Egito, em algum ponto da infância, até os seus 30 anos.

Belém
Local do nascimento de Jesus e onde sua família foi recenseada. Belém é também tida tradicionalmente como a terra natal de Davi, o segundo rei de Israel, e o lugar onde ele foi coroado por Samuel (Sam 16, 4-13).

Cafarnaum
Cidade escolhida por Jesus como primeiro centro de propagação de seus ensinamentos. Jesus realizou vários milagres em Cafarnaum (Mateus 8:5-17; Marcos 1:21-28; Marcos 2:1-13; João 4:46-54; etc.) e aí ensinou frequentemente (cf. João 6:24-71; Marcos 9:33-50).

Emaús
Um povoado a 10km de Jerusalém. De acordo com as escrituras, foi o local onde Jesus apareceu perante dois de seus discípulos, após a sua crucificação (Lucas 24:13-35)

Betsaida
Um povoado dedicado à pesca, próximo à Cafarnaum. De acordo com o Evangelho de João, os apóstolos Pedro, André e Filipe eram naturais dali  (João 1:44). Foi em Betsaida que Jesus curou o cego (S. Marcos, cap. VIII, v. 22-26).

Betânia
Uma pequena aldeia localizada no sopé do lado oriental do Monte das Oliveiras. Distava poucos quilômetros de Jerusalém e era um local onde Jesus costumava orar. Ali, os discípulos reuniram-se com o Mestre após a última ceia e ali também se deu o fenômeno da Ascenção, descrita no Evangelho de Lucas (cap. 24, vv 50 e 51).

Jericó
Jericó é mencionada nos livros de Mateus, Marcos, Lucas e Hebreus. De acordo com Mateus 20:29-30, Jesus curou 2 cegos, quando ele e seus discípulos saíam de Jericó (obs: Marcos e Lucas citam apenas um homem; Lucas diz que Jesus estava se aproximando de Jericó). Na Parábola do Bom Samaritano, Jesus menciona que um certo homem estava a caminho de Jericó.

Jerusalém
A cidade para onde Jesus foi levado após seu nascimento. Era o berço dos judeus de raça pura e aristocrática. Ali, o Mestre realizou grandes feitos e também foi condenado e crucificado. Também era o endereço da Casa do Caminho, de Simão Pedro. Situava-se a 52 quilômetros do Mar Mediterrâneo e a 22 quilômetros do Mar Morto.

Tarso
Cidade com mais de 9 mil anos de história e berço do Apóstolo Paulo. Foi um importante centro mercantil e intelectual do mundo romano.

Caná da Galiléia
Caná era uma pequena vila da Galiléia, palco das Bodas de Caná, narrada no Evangelho de João (João 2:1-11) e intitulada de “O Primeiro Sinal”. Ainda segundo João, era a residência de Natanael.

Efraim
Cidade ao norte de Betânia e às margens do deserto da Judéia.  Serviu de refúgio a Jesus após a ressurreição de Lázaro.

Cesaréia
Cesaréia de Filipe era uma antiga cidade localizada no sopé sudoeste do monte Hermon, uma região de uma beleza magnífica. Ali, ocorreu a Confissão de Pedro, que lhe respondeu: “Tu és o Cristo“.

Samaria
Cidade entre a Judéia e a Galiléia. Quando descia de Jerusalém para Cafarnaum, Jesus parou na Samaria para repousar e pôde conversar com a Mulher Samaritana ao lado da Fonte de Jacó.

Damasco
Damasco é, hoje, a capital da Síria. Foi a caminho dela, lá pelo ano 35, que Saulo, um cidadão romano, se viu frente a frente com Jesus.

Jope
Antiga cidade Cananéia, situava-se cerca de 55 km a noroeste de Jerusalém. O cristianismo entrou cedo em Jope. Pedro ressuscitou uma discípula (Dorcas) e, depois, permaneceu na cidade por algum tempo.

Cananéia
Da região de Canaã. Nas escrituras encontramos a referência à Mulher Cananéia, quando Jesus curou sua filha.

Magdala
Cidade localizada na costa ocidental do Mar da Galiléia. Terra de natal de Maria de Madalena (de Magdala).

Éfeso
Éfeso foi uma das cidades do Império Romano onde o cristianismo mais se difundiu. Paulo de Tarso e João Evangelista pregaram na cidade.

Galiléia
Grande região ao norte de Israel. Herodes Antipas, filho de Herodes, o Grande, governou como tetrarca da Galiléia. Jesus percorreu toda a região.

Mar da Galiléia



Responses

  1. Não vejo a hora mais um vez ^^


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: