Publicado por: geama | 13/01/2012

Nos Passos de Eurípedes X

Eurípedes Barsanulfo inovou a Arte científica da Educação. Inspirava-se  em Platão, Kant, Spencer e Pestalozzi para organizar seus processos didáticos. Baseado no conceito kantiano de que a “Obra da educação é apontada como o desenvolvimento do indivíduo  em toda perfeição de que é suscetível”, Eurípedes mostrava aos seus discípulos o exemplo de uma vida pura e de uma atividade incansável, em busca da Perfeição, em todos os aspectos da vida. “O fim da Educação é o preparo para a vida completa”, dizia Spencer, ao que Eurípedes dava profunda aplicação.

Mesmo com um salário nada vultoso, que conseguia através dos serviços prestados nas casas comerciais de seu pai, Eurípedes dava conta de suas necessidades e ainda conseguia usar recursos para auxiliar outras pessoas. Sua postura e sua forma de viver inspiravam seus alunos, que, incentivados por ele, criaram um serviço de assistência, o qual durou por muito tempo. Era a Sociedade dos Amiguinhos dos Pobres, que organizava leilões todas as semanas de bens doados, revertendo todo o lucro auferido em favor dos mais necessitados. Investiam na assistência com alimentos de necessidade básica, roupas de frio, enterros de indigentes, etc.

Tal foi a fama do Liceu Sacramentano e seu trabalho digno pela Educação que muitas famílias da região central do Brasil passaram a enviar seus filhos para estudarem na pequena cidade de Sacramento.

[escrito com base no livro EURÍPEDES: O HOMEM E A MISSÃO de Corina Novelino, ex-aluna de Eurípedes]


Responses

  1. Deve ser um perigoso engano crer que Euripedes Barsanufo admirasse ou se inspirasse em Spencer….

  2. Penso que vocês devem refletir ou estudar Spencer….um pensador discricionador,positivista e darwinista…..

    • Oi, Silvia! Vi seu comentário eu fui dar uma pesquisada no assunto. Desde já agradeço pela sua participação no Blog. É preciso sempre cuidar para não generalizar um determinado filósofo ou cientista. Há sempre boas e más teorias, boas e más idéias sendo explanadas por qualquer ser humano. Nesse sentido, custo a crer que Spencer seja tão equivocado a ponto de Eurípedes Barsanulfo não conseguir tirar proveito de nenhuma de suas idéias.
      O trecho em questão, foi adaptado do livro EURÍPEDES: O HOMEM E A MISSÃO de Corina Novelino, que foi uma ex-aluna de Eurípedes. Nesse caso, é bem provavável que ela tenha conhecido bem as idéias de seu instrutor, uma vez que também seguiu pelos caminhos da Educação. Transcrevo aqui, o texto conforme se apresenta no livro: “De Spencer, Eurípedes tomara a aplicação consciente desta fórmula conceitual: ‘O fim da Educação é o preparo para a vida completa.’
      Esta idéia está de acordo com o pensamento de Pestalozzi, Rivail, Eurípedes, Comenius, etc. É fato também que Kardec era positivista e que Eurípedes, sendo espírita, dificilmente adotaria a teoria criacionista, sendo portanto seguidor das idéias darwinistas. Eurípedes ministrava aulas de Astronomia para seus aunos usando o livro Astronomia Básica de autoria de Camille Flammarion, também espírita e também positivista e darwinista.
      No livro A CAMINHO DA LUZ, Emmanuel aponta Herbert Spencer e Auguste Comte como pensadores que contribuíram com a filosofia negativista, junto com Schopenhauer. Em breve pesquisa que realizei, percebi diversos equívocos nas teorias de Spencer, no entanto, algumas propostas suas são bem razoáveis. Conforme disse acima, não creio seja correto abdicar de todo um trabalho de vida por causa de alguns equívocos. Sempre há algo de bom a ser colhido desses mananciais de conhecimento, seja de um filósofo ateu ou materialista. Conforme Kardec e Eurípedes defendiam, é sempre bom estudar não só o Espiritismo, mas o que não é espírita e até mesmo o que vai contra o Espiritismo, visto que isso nos impossibilita adentrar os caminhos do fanatismo e da cegueira individualista.
      A conclusão que tiro é que Eurípedes provavelmente teve contato com as teorias de Spencer e delas pinçou o que lhe seria proveitoso. Imagino que todos esses grandes filósofos, quando travavam diálogos, tinham pontos em comum e divergências. Nessa troca de idéias, sempre há algo a ser usado para prosseguir com as nossas próprias teorias.
      Desculpe pela longa resposta, mas foi um comentário realmente proveitoso para o blog. Havendo discordância, desde já deixo aberto o espaço para o nosso diálogo de idéias, o que irá sempre enriquecer o Blog do GEAMA com um rico material de estudo. Muito obrigado. Fique com Deus. Paz.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: