Publicado por: geama | 23/09/2011

Nos Passos de Eurípedes IX

No início de 1902, fundou-se o Liceu Sacramentano, instituição muito esperada pelo povo. Eurípedes foi o idealizador desse projeto e teve o cuidado de, antes da fundação, buscar união e amparo de pessoas abalizadas para comporem a equipe de trabalho. Transcrevemos aqui os nomes desses irmãos pelo respeito que Eurípedes depositava a eles como coadjuvantes nessa empreitada. Foram eles os professores: Dr. João Gomes Vieira de Mello, José Martins Borges, Inácio Martins de Mello, Teófilo Vieira, Padre Augusto da Rocha Maia – este era substituído, às vezes, pelo cônego Pedro  Ludovico Santa Cruz.

Aos 22 anos de idade, Eurípedes era um abnegado mestre, amado pelos alunos e familiares destes. Era visível a vivacidade da mente dele no cotidiano do Liceu Sacramentano. Seu alto gosto pela Arte séria já era conhecido de todos. Eurípedes enxergava nas técnicas de dramatização uma ferramenta maravilhosa de moralização, onde a imitação sempre permitia a identificação do público com os personagens. Era ele mesmo quem selecionava as peças trabalhadas pelos alunos, dando sempre preferência aquelas de alto teor moral.

O jovem Barsanulfo vivia a Ciência teórica e a Arte prática. Seguia a proposta de Pestalozzi, que dizia que “o professor é um artista, acima de tudo, que põe a Ciência em ação, movimentando princípios e leis naturais”. Buscava inspiração em Platão, justificando a necessidade da boa saúde do corpo para um equilíbrio mental. Motivava os alunos na busca incansável da Perfeição, através do pensamento de Kant, no qual a “Obra da educação é apontada como o desenvolvimento do indivíduo em toda perfeição de que é suscetível”. Também se utilizava da idéia de Spencer: “o fim da Educação é o preparo para a vida completa”.

Dessa forma, a arte ganhava forma racional e compreensível. De fato Eurípedes inovou e muito a arte científica de educar.

[escrito com base no livro EURÍPEDES: O HOMEM E A MISSÃO de Corina Novelino, ex-aluna de Eurípedes]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: