Publicado por: geama | 02/09/2011

Música na Arte Espírita – O que ouvir ?

A expressão música instrumental refere-se a toda música produzida exclusivamente por instrumentos musicais. Porém, na música instrumental podem estar presentes voz e canto, sendo esses usados como instrumentos musicais.

Existe também a música executada apenas com canto, sem instrumentos musicais. Essa modalidade é designada pela expressão a capella. Essa expressão é italiana e tem origem no canto gregoriano, que era executado apenas por vozes de monges e clérigos que formavam um grupo de cantores chamados schola cantorum. Esses cantores muitas vezes cantavam em uma capela lateral da igreja, por isso a expressão a capella.

A união entre a música instrumental e a música cantada amplia as possibilidades de percepção da música. Segundo Léon Denis em O Espiritismo na Arte: “A palavra, quando unida à música, pode fornecer ao pensador um modo de expressão mais intenso, mais penetrante. Porém, nos dias atuais, a aplicação dessa fórmula tornou-se algumas vezes bastante vulgar. A romana, a canção, tinham, ainda outrora, seu encanto, seu sabor. Hoje, sob a influência de certos meios públicos, ela não é mais do que uma profanação, um aviltamento da idéia.”

Muito se fala nos dias atuais sobre a massificação e “pasteurização” da música sob a finalidade puramente comercial, sem a preocupação de se fazer a arte, e com o apelo para o lado sensual. Tudo é uma questão de escolha. A gravação de uma música em disco permite a massificação da música, faz muito dinheiro e satisfaz, ao mesmo tempo, o artista, o público e o agente, transformando a obra de arte numa mercadoria. Numa época em que assistimos à invasão de inovações tecnológicas, dentro de uma comercialização exaustiva e de uma massificação crescente da arte, o significado de certas palavras como belo, bom e verdadeiro torna-se moldável, conforme a vontade e idéias de cada um. Não cabe aqui a crítica pura e simples à música massificada, ou à ausência de arte na música, mas devemos nos inquietar sempre sobre o que escolhemos para ouvir, afinal, a música exerce uma significativa influência sobre nós. (para saber mais, veja o post A influência)

Equipe do Blog

O vídeo a seguir é um pequeno trecho da música Quis Deus, executada pelo grupo de canto gregoriano Psallentes

Para quem gosta de Mozart, aqui vai um trecho de Ave verum por Leonard Bernstein


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: