Publicado por: geama | 24/06/2011

Evangelho em prática – Amai-vos!

“Espíritas, amai-vos, eis o primeiro ensinamento.” – Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. VI, item 5

Essa recomendação do Espírito de Verdade me lembrou uma história que recebi por email, muito simples porém com um grande ensinamento:

A jornalista e filósofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz, em Floripa (2006), nos presenteou com um caso de uma tribo na África chamada Ubuntu. Ela  contou que um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, quando  terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo; então, propôs uma brincadeira para as crianças, que achou ser inofensiva.

Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito com laço de fita e tudo e colocou debaixo de uma árvore. Aí ele chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse “Já!”, elas deveriam sair correndo até o cesto, e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro.

As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse “Já!”, instantaneamente todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e os comerem felizes. O antropólogo foi ao encontro delas e  perguntou porque elas tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces.

Elas simplesmente responderam: “Ubuntu, tio. Como uma de nós  poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?”
Ele ficou desconcertado! Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo, e ainda  não havia compreendido, de verdade, a essência daquele povo. Ou jamais teria proposto uma competição, certo?

Ubuntu significa: “Sou quem sou, porque somos todos nós!”

Imaginem o mundo sem competição, todos trabalhando em conjunto para alcançarem um objetivo que seja bom para todos. Alguns podem achar que é utopia, porém essa é a realidade que nos espera nos mundos felizes.

Mas devemos ter em mente que podemos trazer um pouco dessa realidade para nossas vidas através das nossas atitudes com os que nos cercam. Devemos estar atentos às nossas decisões, para que elas não afetem outros negativamente, e às nossas intenções, para que não enganemos a nós mesmos. A ganância e a competição que a todos quer derrubar estão muito fortes na nossa sociedade, e nós, cristãos, devemos nos manter firmes e não sermos arrastados por essa tendência. Algumas vezes poderá parecer que saímos perdendo pois não ganhamos tal prêmio, ou tal emprego, mas pelo menos teremos a consciência limpa da atitude correta.

Sejamos como o Cristo, que mesmo tendo alcançado as esferas mais felizes, voltou para nos amparar, pois a felicidade dele sem a nossa não seria tão plena.

Marcella Souza
Equipe do Blog


Responses

  1. Krakkk!!!! q show! sem palavras mto bomM!! ^^
    “Sou quem sou, porque somos todos nós!”

  2. Muito lindo Marcellinha, obrigado pela história.
    Tão simples é respeitar o próximo, colocar-se no lugar dele, mas ainda resistimos, olhando apenas para nossas vontandes…
    Tenhamos coragem, a mundo está exigindo nossa mudança. A hora é essa!

  3. Linda história!!!

  4. Uau Marcelinha.. que história fofa essa das crianças. não é a toa que elas é que ensinam muita vezes os adultos! Mas é isso ai se não fosse pela nossa ganancia teríamos uma sociedade mais justa.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: