Publicado por: geama | 17/06/2011

Uma Arquitetura de Outro Mundo

Hoje temos uma novidade: o post abaixo não foi escrito pela Equipe do Blog, mas sim pela Patricia Otranto, integrante do GEAMA! O texto traz à tona os principais pontos debatidos em um dos nossos estudos do livro “Espiritismo na Arte”, de León Denis. Não deixe de conferir!

Uma Arquitetura de Outro Mundo

Ei, você já parou pra pensar em como seria a sua casa no plano espiritual? Ou então como seria ela de preferência em Júpiter?  Pois bem, graças aos nossos amigos do plano espiritual e aos médiuns psicógrafos, podemos ter uma noção de como elas seriam. Esses desenhos abaixo foram realizados em uma das reuniões mediúnicas de Kardec, mostrando como são as residências em Júpiter.

Residência de Mozart em Júpiter

Residência de Desconhecido

Mas você deve se perguntar, que estilo arquitetônico é esse? Alguns poderão dizer que é semelhante ao Eclético devido ao grande uso de ornamentos, ou ao Neocolonial devido às portas na fachada ou às janelas que se apresentam, mas na realidade ela não possui nenhuma comparação com o que encontramos na terra. Quando lemos a descrição de como são essas arquiteturas no plano imaterial, os espíritos alegam que são móveis, de matéria fluídica. Por exemplo, as duas casas dos desenhos são feitas de plantas que só se encontram nesse plano.

Elas também são construídas pelo pensamento de quem as faz, podendo ele modelá-la a seu gosto, não necessitando de muitas pessoas para sua realização, diferente do que acontece no plano material, onde precisamos de arquitetos, engenheiros, mestre de obras, pedreiros, artesões e demais outros profissionais habilitados para tal, sendo que ainda utilizamos materiais rígidos como mármore, pedra, concreto, barro e etc.

Mas espera! Porque estamos falando de arquitetura num blog de arte espírita? Bem, segundo o Esteta no livro “Espiritismo na Arte” de León Denis, a arquitetura, no ponto de vista espiritual, é uma das artes mais sublimes que existe, porque nela estão todas as outras artes, servindo de abrigo e proteção para nós. Ele até compara a arquitetura com a música: “A música representa a arte viva, a harmonia móvel e vibrante; a arquitetura representa a arte imóvel e passiva em suas formas imponentes e rígidas.”

Há ainda um outro detalhe: no plano imaterial uma construção pode ser feita e desfeita em segundos, já aqui ela demora e pode durar por longos tempos, como vemos com as pirâmides, palácios e catedrais.  Mesmo porque para nós, encarnados, a arquitetura também não deixa de ser um marco, podendo simbolizar para nós uma religião, um povo, um governo, uma arte, uma história, ou qualquer outro significado.

Patricia Otranto

Fontes: Denis, Léon. O Espiritismo na Arte, Rio de janeiro, Leon Denis Gráfica e Editora.
duplavista.com.br/arquivo/descricao-de-jupiter   (acessado em 04/06/2011)


Responses

  1. Muito bonito Pati. No filme Nosso Lar tb apreciamos a arquitetura de uma cidade espiritual bem próxima do Rio de Janeiro. (a cidade espiritual do filme foi feita por um estúdio do Canadá).

    • Eu sei, pelos estúdios da Fox rsrs. No caso de Nosso Lar, aquela cidade foi baseada num livro que tem os desenhos mostrando como é a Colonia. Eu só agora não lembro se foi por Pictografia ou foi por um Sonho que a Médium viu e reproduziu. Mas, enfim pelo menos temos uma noção em como é a cidade. Beijos

  2. Nossa…adorei o post! Muito bem colocado Pati ;D

  3. Muito bom, Paty!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: