Publicado por: geama | 27/05/2011

Nos Passos de Eurípedes VII

Em 1896 nasceu Heródoto, o décimo primeiro filho de Dona Meca e irmão de Eurípedes. Contudo, ele veio a falecer 8 meses depois. Nessa época, Eurípedes contava 16 anos de idade. Toda a família ficou abalada com a perda do único filho que não sobrevivera.

Dois anos depois, em 1898, no dia nove de setembro, nasceu uma nova filha, Elith Irany, que renovou o brilho na casa de Seu Mogico. Com 18 anos, Eurípedes estava praticamente obcecado por uma coisa: a enfermidade de sua mãe. Nenhum médico havia encontrado explicação para as suas crises e ele incessantemente buscava uma cura para a mãe querida. Atestavam-na como detentora de crises histéricas ou manifestações epiléticas, mas Eurípedes continuava convicto de que a medicina não havia penetrado profundamente no real caminho que revelaria a causa do sofrimento de Dona Meca.

Havia noites que os ataques perduravam noite e dia e Eurípedes e seu pai não saíam dos pés do leito, sempre ao lado da pobre enferma. Ela não podia mais ouvir gritos, barulhos, estampidos. Até uma simples crianças passando correndo ao seu lado a fazia desmaiar. Houve um dia em que Eurípedes lia o jornal e Dona Meca se aproximou dele, olhando para uma das páginas do jornal onde havia um aviso de missas fúnebres encimado por imagens de cruzes. Não podendo nem mesmo ouvir falar de morte, isso bastou para que ela tivesse uma crise.

Diversas foram as vezes que Dona Meca caía no meio do quintal e Eurípedes a recolhia em seus braços, carregando-a como leve fardo.

Enquanto todos se mantinham ocupados de manter Dona Meca livre de choques emocionais, Eurípedes tomava para si o papel de enfermeiro voluntário de sua mãe.

[escrito com base no livro EURÍPEDES: O HOMEM E A MISSÃO de Corina Novelino, ex-aluna de Eurípedes]


Responses

  1. Que espírito… se preocupou com a sua mãe ate o ultimo momento! isso é que é “honra pai e mãe”


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: