Publicado por: geama | 13/05/2011

Lamennais e a Hipocrisia

Um dos espíritos que auxiliaram  Kardec na codificação da Doutrina Espírita e que possui muitas mensagens assinadas é Lamennais. Quem foi ele?

Hughes Félicité Robert de Lamennais foi um filósofo e escritor político francês, que viveu de 1782 a 1854. Defendeu a importância da autoridade papal, mas suas idéias foram sofrendo transformações. Chegou a ser ordenado padre, mas mais tarde acabou se desentendendo com a Igreja, pois era defensor da liberdade de consciência, educação e imprensa, conceitos extremamentes liberais. Depois da Revolução Francesa, ele e Lacordaire (outro espírito que auxiliou Kardec) e outros colaboradores criaram um jornal que defendia a democracia e a separação da Igreja do Estado. O clero não gostava disso e Lamennais acabou se complicando. Tendo sido impedido de publicar seu jornal, passou a se dedicar à causa do povo, pelo que escreveu sobre Republicanismo e Socialismo. Foi condenado à prisão, mas em 1848 foi eleito para a Assembléia Nacional. Foi enterrado como indigente por não ter se reconciliado com a Igreja.

Na obra REVISTA ESPÍRITA, que era publicada mensalmente pela Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, sob a direção de Allan Kardec, Lamennais traz uma mensagem extremamente importante, tratando da hipocrisia. Aqui deixamos a mensagem para a reflexão de todos os que desejam seguir os ensinos do Cristo, que desejam ser, conforme Kardec citou, Espíritas-Cristãos. Boa leitura.

REVISTA ESPÍRITA – Outubro de 1860

A HIPOCRISIA – médium Sr. Didier Filho

Deveria haver na Terra dois campos bem distintos: o dos homens que fazem o bem abertamente e o dos que fazem o mal abertamente. Mas não! O homem não é franco nem mesmo no mal: afeta virtude. Hipocrisia! Hipocrisia! Deusa poderosa, quantos tiranos procriaste? Quantos ídolos fizeste adorar? O coração do homem é realmente muito estranho, pois pode bater quando está morto e amar, em aparencia, a honra, a virtude, a verdade e a caridade! Diariamente o homem se prostra ante estas virtudes e falta à sua palavra, desprezando o pobre e o Cristo. Todo dia mente, todo dia é um tartufo! Quantos homens parecem honestos porque a aparência muitas vezes engana! Cristo os chamava sepulcros caiados, isto é cheios de podridão por dentro e limpos por fora, brilhando ao sol. Homem, na verdade tu pareces essa morada da morte; e, enquanto teu coração estiver morto, não serás inspirado por Jesus, essa divina luz que não clareia o exterior, mas ilumina interiormente.

A hipocrisia, entendei bem, é o vício de vossa época; e quereis fazer-vos grandes pela hipocrisia! Em nome da liberdade, vos engrandeceis; em nome da moral, vos embruteceis; em nome da verdade, mentis.

Lamennais

Allan Kardec


Responses

  1. É temos que ter muito cuida para não sermos Hipócritas, temos que refletir sobre nossas atitudes todos os dias…

    Jefferson

  2. Nossa! Muito bom para refletirmos sobre nós, principalmente nós que nos dizemos religiosos e seguidores de Jesus. Lembremo-nos de que Jesus nos advertiu: “Nem todos os que me dizem: “Senhor! Senhor!” entrarão no Reino dos Céus, mas sim os que fazem a vontade de meu Pai.”


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: