Publicado por: geama | 22/02/2011

Nos Passos de Eurípedes III

Eurípedes pediu a seu pai para ser matriculado na escola primária. Seu pai correspondeu aos anseios e, logo que entrou no ambiente escolar, Eurípedes aprendeu a ler e contar com rapidez. O contato com a leitura o encantou de tal forma que nunca mais ele largou os livros. Era um estudioso apaixonado e logo se destacou na escola.

Em 1885, Mojico se mudou com a esposa e os filhos para Cipó, a fim de obter maior rendimento e melhorar a qualidade de vida da família.

Eurípedes não tinha mais escola para estudar, pois não havia instituições de ensino na nova cidade. Nas horas livres, seu pai lhe ensinava Aritmética e Língua Portuguesa (Eurípedes se tornaria, mais tarde, um ilustre professor de Português). O esforço de seu pai era retribuído: Eurípedes ajudava Mojico no balcão da casa comercial e, quando não havia clientes para atender, debruçava sobre os livros a estudar sozinho.

Vez ou outra chegavam clientes a cavalo e Eurípedes já corria para guardar os animais. A mesma atenção dedicava aos passageiros do trem que saltavam e chegavam na estação. Ao ouvir o apito da locomotiva, Eurípedes corria para a estação a fim de ajudá-los com suas malas e bagagens. O que motivava o menino era ganhar dinheiro para ajudar sua mãe.

Depois de juntar dinheiro suficiente para comprar suas primeiras calças, passou a guardar todo dinheiro. Quando juntou um número suficiente de moedas, ele as entregou a sua mãezinha, dizendo cheio de alegria:

– Guarde, mãe, para o dia que a senhora não tiver pão em casa.

A mãe chorosa abraçou o filho abnegado. Eram as primeiras provas de quem seria esse espírito.

[escrito com base no livro EURÍPEDES: O HOMEM E A MISSÃO de Corina Novelino, ex-aluna de Eurípedes]

André Luís Corrêa
Equipe do Blog


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: