Publicado por: geama | 25/01/2011

Nos Passos de Eurípedes I

Amigos, leitores do Blog do GEAMA, hoje estamos estreando uma nova coluna, que irá narrar eventos, histórias e  memórias da vida de Eurípedes Barsanulfo, esse brasileiro de Minas Gerais que viveu sinceramente pelo próximo e amou o conhecimento.

Eurípedes Barsanulfo nasceu em Sacramento, Minas Gerais, no dia 1º de maio de 1880, o terceiro de uma série de quinze filhos. Dona Meca (como era carinhosamente chamada sua mãe) esteve muito apegada a este filho, pois era franzino e desnutrido. Muitas vezes ela precisou atravessar o sacrifício com o objetivo de manter a sobrevivência de Eurípedes.

Eurípedes cresceu sem alimentação adequada e, devido à falta das vitaminas necessárias, vivia doente, o que preocupava sempre seus pais. Houve um tempo em que sua irmã mais velha, Mariquinhas (Maria Neomísia), apanhava folhas de ora-pro-nobis* no quintal e as cozinhava em água e sal para seus irmãos saciarem a fome mordaz. Eurípedes já estava com 4 anos nessa época dolorosa e já havia dois irmãos mais novos na família de Mogico e Meca.

Em sua infância, Eurípedes era alegre e vivaz como toda criança. Um dia, enquanto brincava com outros meninos perto de uma sarjeta, avistou em suas mãos algumas moedas e deixou transparecer o desejo de ter algumas também a fim de comprar um doce na venda.  Seus amigos lhe disseram:

– Apanha aquele caco de telha, raspa ele na pedra até ficar redondinho e fininho como o nosso.

Eurípedes rapidamente apanhou o caco e deu a raspá-lo. Assim que ficou satisfeito com a obra, correu para a venda e, pedindo o doce desejado, deu o caquinho nas mãos do vendedor, que lhe sorriu bondosamente e lhe deu o doce. Era apenas uma criança de 4 anos.

Eurípedes saiu da venda extasiado. Podia comprar doces como os outros meninos. Sabia fazer dinheiro.

[escrito com base no livro EURÍPEDES: O HOMEM E A MISSÃO de Corina Novelino, ex-aluna de Eurípedes]

*Ora-pro-nobis (Pereskia aculeata), do latim “rogai por nós”, é uma cactácea, um cacto trepadeira com folhas e espinhos. É um vegetal rico em ferro que ajuda a curar anemias das mais graves. Usa-se como o orégano, em forma de folha seca e moída. Também usada no preparo da farinha múltipla, complemento nutricional no combate à fome. (fonte: wikipedia)

——————–

No próximo número traremos mais algumas informações interessantes da vida deste, que é o mentor espiritual do GEAMA.

André Luís Corrêa
Equipe do Blog


Responses

  1. Muito legal a idéia de estudar mais sobre esse grande homem, que trabalhou pela educação verdadeira – a educação do espírito.
    Adquiri esse livro em janeiro, tb interessada em sua história, mas ainda não comecei a estudá-lo… Bom saber que outros no grupo o estão lendo!
    Bjinhos,
    Mariana

  2. Muito boa a nova coluna. Estou aguardando ansiosa novas histórias sobre Eurípedes Barsanulfo, pois precisamos dos bons exemplos para nos inspirarem. Que Deus abençoe esse belo trabalho e a todos vocês do Geama!

  3. Ahh, que ideia maravilhosa essa, hein? Essa coluna vai bombar e tenho certeza que também vai nos impressionar bastante!!

  4. HUAhuahua Euripedes era bonitinho !! adorei tbm a nova coluna!!

    Bjxxx e paz
    Paty

  5. Adorei a nova coluna! Vai ser ótimo conhecer mais sobre nosso mentor!

  6. Linda a história, bonito comentário….
    Gostaria de conhecer mais a respeito de Euripedes Barsanulfo, sua vida, suas obras…
    Obrigada por excelente leitura!!!!
    Que DEUS os abençoe…
    Clara

    • Oi, Clara. Você é de onde?

      Fique em Paz

      • Ola!!!! Nunca havia percebido que alguém tivesse tentado comunicar-se comigo nets site… Apenas hoje me dei conta… Perdoe-me…..
        Se ainda estiver interessado em saber, sou de Diadema, SP…
        Um grande abraço


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: