Publicado por: geama | 23/04/2010

A arte de agradecer

“Quando uma alegria vos chega, quando um acidente é evitado, ou mesmo quando uma contrariedade vos atinge apenas levemente, não é um ato de reconhecimento elevar o vosso pensamento a Deus e dizer mentalmente: ‘Sede bendito, meu Pai’?!” – ESE cap XXVII, item 22

Lendo essa passagem do Evangelho Segundo o Espiritismo, lembrei de uma frase que eu tenho na porta do meu armário: “A capacidade de reclamar é o adubo da miséria emocional e a capacidade de agradecer é o combustível da felicidade.” – Augusto Cury

Na teoria, sabemos que essa frase está correta e que devíamos colocá-la em prática. No entanto, o que mais fazemos é reclamar. Reclamamos do nosso corpo, do nosso trabalho, dos nossos familiares, do clima e de milhares de outras coisas. E depois ainda reclamamos que somos infelizes!

E isso é um problema tão grande que foi criada uma organização nos EUA chamada A Complaint Free World (Um mundo sem reclamações). Ela começou com Will Bowen, um líder espiritual, que sugeriu à sua congregação o uso de pulseiras roxas para ajudar no controle das reclamações – sempre que a pessoa reclamasse, trocava a pulseira de pulso, com o objetivo de ficar 21 dias sem reclamar. A organização cresceu e hoje 6 milhões de pulseiras já foram enviadas pelo mundo todo! (site: http://www.acomplaintfreeworld.org/)

Grande parte da nossa infelicidade se origina nessa mania que temos de nos focar no lado negativo, em vez de vermos as dificuldades como oportunidades de aprendizado e lembrarmos constantemente de tudo de bom que nós temos. E, principalmente, devemos ser humildes e todos os dias agradecer a Deus por tudo, principalmente pelo dom da vida, tendo em mente sempre que Ele só quer o nosso bem e tudo que à nós é designado, é de nosso merecimento ou necessidade.

Para isso, eu lanço uma sugestão: toda noite fazermos uma lista mental das coisas boas que aconteceram ao longo dia e agradecer a Deus por elas. Se conseguirmos ao final de todo dia lembrarmos de pelo menos 5 coisas boas na nossa vida – o céu azul, um sorriso, o fato de termos casa e comida – não há tristeza que permaneça.

Para ilustrar a idéia, deixo vocês com um vídeo dos The Skit Guys sobre o Dia de Ação de Graças – feriado americano em que as pessoas se reúnem para uma ceia e agradecem as bênçãos recebidas no ano que passou.

Marcella Souza
Equipe do Blog


Responses

  1. Nossa essa frase é otima msmm!!! ;DDD

    as vezes ou quase sempre reclamamos mto.. msm… mas ja passoudahora de mudarr neee!!!!!!!

    mto bomm Marcellinha

    BJUSSSSSSSSSSSSS

  2. Adorei o post!!!
    Eu sou uma pessoa bem reclamona. Até tentei comprar uma daquelas pulseiras, mas eles só enviam para os EUA e Canadá=(
    Mas a idéia do inventário pode ser que me ajude. Se não me ajudar a parar de reclamar vai me ajudar a agradecer mais…
    Parabéns pela coluna, Marcellinha!!
    It’s really helpful.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: