Publicado por: geama | 10/04/2010

Chico Xavier – O Filme

A crítica a seguir foi escrita pelo nosso amigo Billy a respeito do filme Chico Xavier. Para quem ainda não viu, leia o texto e vá direto para um cinema, pois está imperdível!

Equipe do Blog

Tocante e verdadeiro do início ao fim!

O filme foi um passeio delicioso ao longo da vida desse brasileiro, espírita e cristão. Quem conhece a biografia de Chico pode atestar que o filme foi irretocável nas falas e traduz com cuidado e esmero para sétima arte as passagens da vida desse médium, que há tanto conhecemos através das páginas de seus melhores biógrafos. A fotografia, recheada de paisagens bucólicas e históricas, forma um pano de fundo que enriquece cada tomada. Destaque vai para as tomadas na cachoeira, onde Chico encontra Emmanuel.

Do ponto de vista do Espiritismo, Daniel Filho nos deu uma obra belíssima! O filme vem contribuir não só com a Doutrina que Allan Kardec recebeu dos espíritos, mas com o Cristianismo e com todas as filosofias e crenças espiritualistas, que acreditam que a vida continua após a morte. Além disso, é um estímulo aos médiuns, pois retrata e desmistifica a mediunidade, mostrando-a como um talento que pode encher de beleza, amor, consolação e esperança nosso mundo sofrido, na medida em que abre um canal de comunicação com grandes mestres do mundo espiritual e com nossos entes queridos que já partiram, mostrando que a morte é só mais um portal e não um final.

Nelson Xavier está perfeito! E a semelhança fisionômica é apenas um detalhe, diante da exata encenação dos gestos, dos olhares tão característicos de Chico e da fala de inconfundível humildade e sabedoria desse “mineirinho” de Pedro Leopoldo. Se tal semelhança já impressionava mesmo antes das filmagens e já não era surpresa para o público que assistiu ao trailer, também foi surpreendente a perfeição com que Ângelo Antônio “encarnou” o jovem Chico, empolgado e idealista, mas com uma determinação pessoal e um amor pelo próximo raros de se ver. Tão humano quanto qualquer um de nós poderia ser, se quiséssemos isso de verdade e estivéssemos dispostos a arcar com o sacrifício que nos exigiria. Matheus Costa está um fofo e nos leva as lágrimas a cada cena.

Emmanuel vem com toda a altivez, energia, sabedoria e sutileza que caracterizam um espírito superior da estatura moral que ele já alcançou. André Dias estava exato neste papel. O filme mostra bem, ainda que rapidamente, não só a autoridade e o rigor com que ele orienta Chico, mas também o respeito a seu livre-arbítrio e, no finalzinho, a admiração que tem por seu “protegido”.

A mãezinha Christiane Torloni e o cético Tony Ramos trazem todo o brilho que já alcançaram para esse elenco maravilhoso e dão vida e emoção para as cenas que retratam o drama da perda de um filho e do julgamento do assassino que, se não empolgam como era de se esperar, servem de palco para a atuação excepcional desses dois ícones do cinema brasileiro.

No início o filme demora um pouco a decolar, mas depois envolve a platéia e leva todos ora às lágrimas, ora às gargalhadas. Termina com um gostinho de quero mais, porém nos oferece uma farta e gostosa sobremesa com vários trechos originais de Chico no programa Pinga Fogo.

O genial Daniel Filho nos dá mais um filme que reflete toda a maturidade do cinema nacional e nos encanta. Recheado de sabedoria, o filme diverte, educa, emociona e marca pra sempre a nossa memória. É um “must see”. Vale a pena ver e rever com a família e os amigos.

Billy


Responses

  1. Eu tenho que admitir que o filme superou todas as minhas expectativas!!
    Eu não costumo gostar dos filmes brasileiros, mas esse realmente me surpreendeu.
    Apesar da mega dor de cabeça, gostei de cada cena do filme, pois elas nos dão a oportunidade de refletir sobre assuntos que muitas vezes, mesmo sendo espíritas, nós deixamos de lado.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: