Publicado por: geama | 02/04/2010

A gente não sabe se homenageia ou agradece

Hoje é aniversário do nascimento do nosso querido Chico Xavier e as homenagens correm pelo país e pelo mundo (inclusive o espiritual).

O Blog do Geama não poderia ficar de fora dessa e, por isso, quebramos a cabeça pensando como um blog de arte espírita poderia homenagear alguém que, além das inúmeras contribuições que deixou para o Movimento Espírita, também nos trouxe centenas de livros e lições tão edificantes. A solução estava mais do que clara: com um texto de Chico Xavier sobre Arte Espírita!

Encontramos então esta ótima entrevista concedida pelo médium mineiro ao também médium Carlos A. Baccelli, publicada no jornal A Flama Espírita no dia 12 de fevereiro de 1981, em Uberaba, MG, sob o título “Chico Xavier fala sobre a arte espírita”. A mesma também foi publicada no livro “Entender Conversando”, de Chico Xavier/Emmanuel, pela Editora IDE.

Leiam e reflitam. Ao Chico, muito obrigado!

INFLUÊNCIA NO CAMPO ARTÍSTICO

O Espiritismo teria também alguma tarefa no campo da Arte?
CHICO XAVIER: Indubitavelmente. Vemos o Espiritismo influenciando, não apenas no campo da Arte, mas em quase todos os setores da inteligência humana.

PROMOÇÕES ARTÍSTICAS NO TEMPLO ESPÍRITA

O recinto de um templo espírita será adequado à realização de promoções artísticas, de caráter espírita, não obstante algumas manifestações ruidosas por parte dos jovens?
CX: Ainda aqui, ante a sua indagação compreensível, os órgãos de orientação doutrinária devem ser ouvidos. Compreendo, no entanto, de mim para comigo, que a sala de um templo espírita pode ser utilizada, em dia ou noite predeterminados, para a realização de semelhantes concursos públicos, que desenvolvem nos irmãos mais jovens as melhores qualidades de inspiração. Não vejo inconveniência na alegria dos temperamentos juvenis, em tais ocasiões. Para mim, esses ruídos da confraternização de gente moça indicam o interesse da juventude pela Doutrina, que se manifesta com a mesma descontração e simplicidade dos grandes grupos de crianças, quando reunidos, por exemplo, com as mais justas razões, para a recepção de passes e outros tipos de assistência espiritual.

REVELADORA DE BÊNÇÃOS

Que paralelo você traçaria entre o Espiritismo e a Arte?
CX: Tenho a Doutrina Espírita por fonte de bênçãos incessantes. A Arte, por isso mesmo, pode e deve traduzir as bênçãos a que nos reportamos, com grande vantagem na divulgação dos nossos princípios e ideais.

OS JOVENS E A ARTE

Chico, qual a fórmula ideal para vincular o jovem à tarefa espírita? Muitas vezes, o jovem não se adapta às reuniões de estudos da Mocidade Espírita. A Arte, os encontros festivos, seria uma saída?
CX: Os empreendimentos artísticos, em nosso modo de pensar, são convites e apelos benéficos para quantos se aproximarem das lições doutrinárias, no sentido de se lhes assimilar a verdade e a beleza; entretanto, cremos que só a preparação da criança, a partir dos primeiros meses de idade, será suscetível de auxiliar mais cedo o espírito reencarnado na aceitação das realidades que a Doutrina Espírita enfeixa no seu próprio contexto de ensinamentos superiores.

CONCEPÇÃO ESPÍRITA DE ARTE

Qual seria a concepção espírita da Arte?
CX: Grandes temas estão aí, desafiando a mente dos artistas a que colaborem na sementeira dos princípios espíritas-cristãos, a benefício da vida comunitária. Segundo pensamos, a comunicação dos espíritos desencarnados e as ocorrências da reencarnação constituem assuntos sempre atuais e palpitantes, apelando para que eles nos auxiliem a adquirir mais elevada compreensão da própria vida.

TEATRO & NOVELAS DE TELEVISÃO

O teatro seria um bom veículo de divulgação do Espiritismo? Deve ser incentivado?
CX: O teatro sempre foi e continua sendo alto e nobre instrumento para a exposição de idéias e sugestões, capaz de servir, com segurança e beleza, às construções espirituais da Doutrina Espírita. As novelas da televisão, quando apresentam esta ou aquela nota referente aos princípios espíritas, são exemplo disto.

Ricardo Hautequestt
Equipe do Blog


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: