Publicado por: geama | 05/03/2010

Ação Cristã

“Antes de chegar ao momento decisivo, indagai de vós se agistes como um cristão” – ESE cap XII, item 14

Mas o que é agir como cristão? Provavelmente muitos responderiam que é seguir os ensinamentos de Jesus, praticar tudo que está escrito no Evangelho. Sim, essa é a teoria. Mas na hora de colocá-la em prática, precisamos de algo mais simples, mais concreto.

A resposta está no Sermão da Montanha e é uma frase também muito conhecida nossa, porém pouco praticada, infelizmente: “Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós a eles; porque esta é a lei e os profetas.” (Mateus, 7:12)

É uma fórmula simples, mas que quase nunca é lembrada nas pequenas coisas do nosso dia-a-dia. E são essas pequenas coisas que fazem a diferença no final das contas, pois é nelas que está a verdadeira caridade.

Eu tive contato recentemente com uma dessas pequenas coisas: eu e meus amigos estávamos no metrô em São Paulo sem saber para onde ir. Um homem, vendo as nossas caras de perdidos (pois pessoas perdidas nunca conseguem disfarçar sua situação), se aproximou e nos deu direções, sem que pedíssemos. Foi um pequeno ato de gentileza para ele, mas uma grande ajuda para nós.

Existe uma fundação chamada The Random Act of Kindness Foundation (Fundação do Ato de Gentileza Aleatório) que incentiva… Bem, como o nome diz, atos de gentileza aleatórios! Aí vai um bonito texto dessa fundação:

Eu quero realizar tarefas grandes e enobrecedoras. Mas meu cargo-chefe é realizar pequenas tarefas como se elas fossem GRANDES e ENOBRECEDORAS.
Só é preciso uma pequena coisa – uma flor deixada para que um desconhecido encontre; um sorriso quando alguém passar por você; segurar a porta para a pessoa atrás de você; fazer um elogio – para diminuir os problemas do mundo.
Eu sou apenas um, mas eu sou um.
Eu não posso fazer tudo, mas eu posso fazer alguma coisa.
E eu não vou deixar o que eu não posso fazer interferir no que eu POSSO FAZER.
COMECE HOJE.
‘Palavras gentis podem ser pequenas e fáceis de falar, mas seus ecos são verdadeiramente infinitos’ – Madre Teresa”
The Random Acts of Kindness Foundation

Inspirados? Prontos para agir como cristãos e fazer a diferença? Vou fazer uma proposta então: que a cada dia nós façamos um ato de gentileza. Comentem dando sugestões, contando histórias que aconteceram com vocês ou que vocês fizeram acontecer, assim todos saberão que não estão sozinhos.

Você está dentro?

Marcella Souza
Equipe do Blog


Responses

  1. Valeu pelo texto Geama!
    Muito bom.
    Quem é fiel no pouco…será fiel no muito!
    beijos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: