Publicado por: geama | 26/02/2010

Conheces a Verdade, agora LIBERTA-TE!

Finalmente chegou a tão esperada COMEERJ! E é claro que a Equipe do Blog do GEAMA não poderia deixar de contar para vocês como foi o nosso Carnaval lá no Pólo III! Abaixo segue um resumo das atividades de cada dia.

[rockyou id=156651270&w=500&h=374]

Vários jovens, de várias cidades diferentes, chegaram ansiosos com os quatro dias que viriam. A abertura da COMEERJ foi feita na quadra e após a apresentação das equipes, as tão conhecidas normas de ação foram apresentadas em forma de música pelos companheiros. Os pequenos companheiros foram recrutados para o Jardim Literário e a atividade de abertura começou.

Os confraternistas foram divididos em grupos de acordo com a figura de carro que cada um tinha em seu crachá. Os grupos receberam as características de seus carros e tiveram poucos minutos para montá-los com material descartável. Depois que todos estavam prontos, a “corrida maluca” começou, porém o percurso tinha muitos obstáculos e por cada um deles só era possível passar com a ajuda de um determinado carro através do trabalho em equipe.

Ao fim da atividade, os grupos de estudo foram divididos de acordo com a faixa etária com seus respectivos facilitadores e companheiros . Uma apresentação foi feita entre os confraternistas e então o estudo começou.

Às seis horas da tarde todos foram até a quadra para o momento de vibração. Todos os Pólos de COMEERJ, nessa mesma hora, também se reúnem para vibrar pelo nosso mundo. Músicas foram tocadas e então a prece foi feita. Depois do banho e da janta todos voltaram à quadra para assistir um filme sobre os avanços do conhecimento científico, que foi discutido em seguida nos grupos de estudo.

Ao fim da noite, foi feita uma linda prece. Depois todos foram para ceia e se prepararam para dormir, esperando que o outro dia chegasse e, com ele, mais atividades.

E realmente o segundo dia foi cheio de atividades diversificadas! Pela manhã, começamos o RPG. Para quem não sabe, RPG é um jogo de interpretação de personagens, e desde ano passado nós temos na COMEERJ essa atividade de uma forma espiritualizada. O jogo acontece nos grupos de estudo, que são divididos em 4 subgrupos, cada um representando um personagem. Os protagonistas desse ano foram quatro amigos espíritas que, no último dia da COMEERJ 2009, trocaram entre si cartas contendo um problema pessoal que o outro deveria tentar solucionar ao longo do ano e entregar a resposta na COMEERJ 2010.

Na parte da tarde, tivemos o primeiro dia das oficinas. Cada confraternista se inscreve em uma oficina de seu interesse para trabalhar com uma forma de expressão artística, como por exemplo a música, dentro do tema da COMEERJ.

Já à noite aconteceu a Hora do Intervalo, na qual são formados cantinhos espalhados pelo CIEP para as mais diversas atividades, como meditação, bate-papo ou leitura. Temos também o cantinho mediúnico, onde alguns jovens interessados podem participar de uma reunião mediúnica a fim de tirar dúvidas a respeito do assunto.

Para encerrarmos o dia, houve a apresentação da sensibilização do grupo Cânone, de São Paulo. Foi uma bela apresentação com muita música e que terminou com uma recapitulação de todos os temas dos 31 anos de COMEERJ. Assim, fomos dormir harmonizados, preparados para mais um dia de encontro.

Terceiro dia de COMEERJ! Acordamos para mais um lindo dia de sol que prometia muita alegria. Começamos as atividades com a página “Ante a luz da verdade” do livro Fonte Viva e com a prece da manhã.

A tarde foi recheada de atividades nos grupos de estudo, mais um momento RPG e o segundo dia das oficinas, onde pudemos novamente expressar nosso lado artístico.

Na parte da noite, tivemos mais uma Hora do Intervalo e o dia foi finalizado com a peça Seres Píritas do GEAMA, que fez uma abordagem bem-humorada do tema “ser espírita”.

“Não existe liberdade e respeito sem obrigação e desempenho”. Essa foi a mensagem deixada em nossos corações pela página lida na última manhã de COMEERJ. O dia passou nos mostrando na prática o significado divino dessas palavras.

Nos grupos, tivemos a parte final do RPG e um momento de “Atendimento Fraterno”, onde os companheiros e facilitadores interpretaram pessoas que vinham a nós em busca de conselhos. Nessas atividades nos colocamos no lugar de auxiliadores, entendendo assim o real significado de dar sem esperar nada em troca.

À tarde tivemos mais uma edição do “Projeto do Senhor”, iniciado no ano passado. Os confraternistas foram divididos por casas espíritas e elaboraram projetos em prol do movimento espírita. Esse ano, vimos os frutos das idéias que surgiram na COMEERJ de 2009. Os grupos falaram de suas dificuldades e mostraram que necessitamos de determinação para transformarmos idéias em ação.

Após o encerramento nos grupos, tivemos um apagão que começou às 19hrs e foi até quase 01hrs. Após o primeiro momento de medo e tristeza por estarmos perdendo o tão esperado encerramento, entendemos o recado particular da espiritualidade para cada um de nós, e na “dificuldade” nos tornamos mais unidos.

Nosso sarau esse ano foi de muita música e alegria nos corredores dos dormitórios com lanternas e velas. A espiritualidade entrou em festa, luzes eram emanadas pelos jovens unidos no amor fraterno. Mais tarde, fomos todos para o refeitório e, como o Gutemberg, um dos coordenadores do pólo, tão bem disse, relembramos a época dos primeiros cristãos que se reuniam nas catacumbas munidos apenas de lampiões e o amor ao mestre.

Os jovens da UEAF apresentaram sua peça sem floreios, luzes ou som, apenas na voz e no amor, tocando profundamente o coração de todos. Alguns confraternistas tiveram a oportunidade de dar seus depoimentos sobre o encontro, assim como os dirigentes.

A prece de encerramento calou fundo no coração e saímos desse encontro maravilhoso com um desafio: multiplicar o número de jovens na COMEERJ e não deixarmos essa chama de amor se apagar em nossos corações.

Equipe do Blog


Responses

  1. Mais uma vez me sinto muito orgulhosa e feliz por esse grupo, que ao longo de todos esses anos tem feito um trabalho belíssimo.
    Rogo a Jesus que os abençoe e proteja para que o trabalho prossiga, cresça e cative cada vez mais corações desesperançados.
    Sempre acreditei na capacidade do jovem, e tenho a certeza de que ele possui todas as possibilidades de fazer muito melhor o que lhe tem sido ensinado pelos mais vividos.
    Parabéns a todos, e muito sucesso!
    Beijos da amiga,
    Sonia Regina


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: