Publicado por: geama | 29/09/2009

Entrevista com Gutemberg Paschoal

Parte 1

Parte 2

Muito bem, estamos inaugurando um novo espaço em nosso blog! Um espaço onde você faz toda a diferença e, por isso, desde já convido-os a deixar sua preciosa opinião.

O tema da hora é Arte Espírita!

Comecemos por um vídeo de nosso querido amigo Gutemberg Paschoal, em entrevista ao programa de TV “Despertar Espírita”, falando sobre esse importante tema e, a seguir, comentários de nossos amigos do grupo de artes da COMEERJ.

Sintam, pensem, opinem, pois o trabalho é constituído disso: idéias diferentes de pessoas diferentes!

Divirtam-se!! Mandem seus comentários e enriqueçam esse debate saudável.

alinefranca Aline

“… Se você tem o objetivo de ensinar, você fica didático e chato. Se você tem o objetivo de tocar, sensibilizar, o ensino é conseqüência”.

“A gente só instigava e depois da peça as crianças tinham várias perguntas sobre o tema e a coisa ia se desenrolando para uma discussão, via de regra, muito gostosa. Eu acho que a gente poderia pensar nessa mudança de foco”.

“Provavelmente Bach, Picasso ou Shakespeare  não tinham o objetivo de ensinar nada, eles tinham um desejo de falar sobre alguma coisa.”

“… Porque arte é comunicação, mas antes, de idéias, sentimentos.”

“Acho que o objetivo da nossa arte é tocar os corações das pessoas falando de coisas boas, e falarmos nas entrelinhas que o bem vale a pena. Mas nas entrelinhas, essa é a diferença entre educar e tocar. Você não diz com todas as palavras, mas as pessoas sentem e isso é muito mais forte”.

“Acho que nós não queremos pessoas espíritas, queremos pessoas de bem, independente da sua religião.”

Andre Luis

André Luís

“A Arte, sendo o Belo produzindo o Bom (André Luiz) deve sempre se ater a uma única base: Deus.”

“… Se entendermos o Espiritismo como sendo uma coisa maior (um caminho para a VERDADE), com certeza o nosso fazer artístico será sempre acompanhado de amor, beleza, emoção, conhecimento e Verdade (Deus)”.

“O que quero dizer é que eu não vejo a ARTE como ferramenta de DIVULGAÇÃO. Divulgar o Espiritismo com Arte é simplificá-la,  diminuí-la, restringi-la”.

“Se entendemos EVANGELIZAR por fazer brotar em cada Espírito a sua chama Divina, acendendo nele a vontade de trabalhar por sua Reforma Íntima, então podemos chegar nessa conclusão: a ARTE tem a função de fazer o homem alçar vôos além da realidade, alcançando Deus em seu interior, ou seja, SENSIBILIZAR o homem para que DEUS se faça sentir dentro dele. Isso é EXATAMENTE o que os EVANGELIZADORES devem fazer, não?”

“Evangelizar nada tem a ver com Espiritismo, mas com VERDADE, isso é UNIVERSAL. A VERDADE contém o Espiritismo e muitas outras coisas, e não o Espiritismo contém a VERDADE”.

“Arte nada tem a ver com adjetivos, nem valores humanos, mas com DEUS, e isso é UNIVERSAL. Deus contém a BELEZA (ARTE) e não o inverso”.

Equipe do Blog


Responses

  1. muito boa a entrevista, esclarece varias questões. E concordo com o que a aline e o andre falaram, a arte assim como deus pode ser vista em qualquer lugar, não só em uma musica ou uma peça de teatro, ela pode ser vista na natureza e até na nossa rotina, basta abrir os olhos e perceber, deus nos dá todos os dias provas de sua arte aqui na terra, nós só temos é que percebe- la!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: