Publicado por: geama | 28/04/2009

INSPIRARTE: é só o começo

InspirArte & DinamizArte

Todo bom espírita sabe que o homem é um co-criador que trabalha em conjunto e sob a tutela de nosso Pai Maior. Pois é! O GEAMA levou isso a sério e deu início ao Projeto Inspirarte.

A missão é fácil: pensar, criar, viajar nas idéias ou seja lá como queiram chamar. O grande lance é que aquilo que for idealizado será executado na segunda etapa do Projeto, chamada Dinamizarte.

No último sábado todos tiveram duas opções: trabalhar na parte de artes visuais – vídeos, fotos e afins – ou ficarem na parte musical. Quem ficou com o grupo de artes assistiu a pequenos vídeos, conheceu obras de arte e intervenções artísticas contemporâneas, analisou anúncios publicitários que trabalham com a mensagem direta e outros com mensagens subliminares, além de ver algumas tirinhas de quadrinhos e ilustrações. Na próxima semana todos deverão levar idéias para serem apresentadas, individualmente ou em dupla, a uma banca avaliadora. Os projetos deverão estar dentro dos seguintes temas, sempre com enfoque espírita:

– Crítica Social: o modo de ver, viver e pensar do homem e essa relação com a sociedade.
– Crítica Religiosa: dogmas, rituais, métodos que parecem entrar em contradição com o verdadeiro sentido de religiosidade; hipocrisias e falsos moralismos.
– Auto-crítica: onde nós mesmos olhamos no espelho e vemos o que temos feito pela nossa Reforma Íntima; as contradições entre quem penso que sou e quem realmente sou.
– Conflito de Gerações: a eterna discussão entre jovens, adultos e idosos, as formas diferentes de pensar e agir que levam tantos pais e filhos à verdadeiras batalhas no lar.
– Relação com os Espíritos: os “mistérios obscuros” de uma das mais naturais e antigas formas de comunicação existente: a que ocorre entre encarnados e desencarnados e a forma preconceituosa com que essa faculdade é vista ou tratada por outras religiões e até mesmo pelos próprios espíritas.
– Vida no Centro Espírita: situações engraçadas ou excêntricas que ocorrem no dia-a-dia de um Centro Espírita entre seus visitantes, velhos trabalhadores e frequentadores.

Usando como critério a criatividade, viabilidade e o cunho doutrinário, dentre outros, serão selecionadas cinco idéias para produção imediata. Ao final de todo o processo, montaremos uma bela exposição.

E o pessoal da música também tem uma grande tarefa pela frente. Eles começaram a ensaiar pra valer um repertório pré-definido e ainda irão trabalhar na criação de uma música. Isso mesmo! Irão compor uma música com direito a letra, arranjo e melodia. Afinal, toda história precisa de uma trilha sonora, não é mesmo? Mas ainda vem outras surpresas por aí. Aguardem!

Equipe do Blog


Responses

  1. […] & Dinamizarte, o nosso projeto de criação artística. Para saber mais sobre o projeto, clique aqui. Nessa edição, o produto final serão histórias em quadrinhos com temática cristã a serem […]

  2. Parabéns ao GEAMA pela iniciativa e pela exposição de sábado.

    Que venham a 2a., 3a., 4a.,….. Inspirarte e Dinamizarte.

    Um beijo em todos,
    Christina


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: